IPEV inaugurou Monumento ao Xavante em São José dos Campos. O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) inaugurou na sua sede em São José dos Campos (SP) em 06 de dezembro, o Monumento ao Xavante. O espaço foi criado para destacar a importância do icônico jato de fabricação nacional que por muitos anos serviu como plataforma de ensaios de voo para o IPEV.
O AT-26 Xavante exposto, matrícula FAB 4467, foi completamente restaurado com a camuflagem padrão da Força Aérea Brasileira (FAB) e, obviamente, ostenta as marcas do IPEV, que incluiu o tradicional “X” vermelho, símbolo da Unidade de ensaios de voo. O monumento também integra um grande “X” composto por duas pás do rotor principal do helicóptero UH-1H Huey.
“Não foi à toa que essa aeronave foi à espinha dorsal do curso de ensaios em voo da modalidade asa fixa no Brasil de 1987 até 2013. Mesmo após sua aposentadoria em voo, o IPEV continuou usando esta aeronave para o desenvolvimento e validação de novos sistemas de Instrumentação por meio de projetos de pesquisa, como por exemplo, a Separação em Solo para o desenvolvimento e validação final do Projeto SisTrO e ainda para a formação de novos engenheiros e técnicos de Instrumentação pelo CEV. Entretanto esse monumento não se trata apenas de uma homenagem ao legado que os homens e mulheres dos ensaios em voo conseguiram por meio do Xavante. Os feitos alcançados pelas equipagens de asas rotativas estão aqui representados por esse X construído com as pás de um rotor principal de um UH-1H. Esse monumento, por fim, enaltece a união e o trabalho em equipe em prol da Força Aérea Brasileira tanto das equipagens de asa fixa como das de asas rotativas”, disse o Coronel Aviador Vautier em seu discurso durante a cerimônia de inauguração do Monumento.
IPEV- Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo
O IPEV tem origens no antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA) criado no Rio de Janeiro em 1947, com o objetivo de realizar a formação acadêmica de recursos humanos especializados em aeronáutica. Sua transferência para São José dos Campos (SP) ocorreu em 16 de janeiro de 1950. A Unidade tinha como principais objetivos ensaiar e homologar novos tipos de aeronaves produzidas no país, bem como certificar aeronaves modificadas, além de ensaiar e homologar equipamentos, componentes e materiais de interesse dos órgãos da aeronáutica.
No final de 1961, foi criada a Seção de Operações e Ensaios em Voo, mais tarde denominada Sub-divisão de Ensaios em Voo e posteriormente Divisão de Ensaios em Voo (até fevereiro de 2006) e Grupo Especial de Ensaios em Voo (até março de 2011), quando recebeu a denominação atual de Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo.
Subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o IPEV possui sob sua responsabilidade hangares e instalações com equipamentos especializados, laboratórios e salas de aula. Seu quadro de militares é formado por pilotos, engenheiros, especialistas em aquisição de dados, técnicos de manutenção e pessoal administrativo. Para os voos de ensaio o IPEV dispõem de áreas restritas no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e na costa do Oceano Atlântico.
Para realizar suas missões, o IPEV utiliza aeronaves próprias e outras cedidas de acordo com a necessidade. Desde o final da década de 1970 passaram pela Unidade diversos AT-26 Xavante, entre aeronaves orgânicas em emprestadas. Atualmente as aeronaves próprias são dois Embraer A-29B Super Tucano, um T-27M Tucano, um Embraer C-95AM Bandeirante e um Eurocopter H-55 Fennec.
O distintivo do IPEV mostra Santos Dumont realizando o primeiro ensaio em voo, quando anexou o 14-bis sob o balão de número 14. A letra X representa a atividade aeronáutica experimental em todo o mundo.
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