IPEV e 1º/11º GAv realizam 2ª Fase do Exercício de Autorrotação. Foi concluída recentemente na Base Aérea de Natal (RN) a segunda fase do Exercício Técnico de Autorrotação. O treinamento foi realizado pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAv) “Esquadrão Gavião”, com supervisão do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Realizado entre os dias 24 e 27/06, a segunda fase do Exercício Autorrotação tem por finalidade treinar os pilotos para a execução de procedimentos de emergência simulando uma eventual falha do motor do helicóptero H-50 Esquilo. Esta etapa segue a primeira fase do Exercício que ocorreu em fevereiro deste ano, e foi reservada para os instrutores do 1º/11º GAv que não haviam participado da primeira etapa.
A autorrotação em helicópteros é uma técnica de voo usada para permitir que o helicóptero desça de forma controlada e pouse com segurança, mesmo sem potência do motor. O treinamento é realizado sob coordenação do IPEV, órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O IPEV contribui na preparação dos instrutores do Esquadrão Gavião para reagir e recuperar os helicópteros em caso de falha de motor em condições mais próximas de uma situação real. Tal conhecimento pode ser utilizado na formação dos novos pilotos da aviação de asas rotativas da FAB.
O treinamento também conseguiu alinhar a prática operacional com o conhecimento dos princípios aerodinâmicos e de desempenho da manobra de autorrotação, aumentando o entendimento acerca do emprego da aeronave e elevando a segurança das operações aéreas.
Fonte: IPEV
@FFO