IPEV avalia ferramenta para ensaios de separação de cargas externas. O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou recentemente a Operação Rastro 2. O objetivo foi a validação experimental do Sistema de Trajetografia Óptico com Dupla Visão (SisTrO II) que será usado em voos de ensaios de separação de cargas externas.
Desenvolvido pela equipe científica das Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD) e Suporte Técnico (EST) do IPEV, o SisTrO II é composto por câmeras de alta velocidade e computadores para o processamento de imagens a bordo, permitindo a determinação da trajetória de separação de cargas externas com agilidade e exatidão.
Os ensaios ocorreram entre os dias 08 e 09 de dezembro, e envolveram uma aeronave A-29 Super Tucano do 3º/3º GAV equipada com casulo fotográfico e bombas BAFG-230 inertes, rastreadas em tempo-real pelo SisTrO II. Antes da campanha de ensaios em voo, foram realizados testes em solo, visando a integração e a validação da nova ferramenta.
Foram realizados cinco lançamentos de bombas inertes BAFG-230, onde foi possível obter a trajetória de separação do artefato em tempo real e transmitir esses dados para a estação de telemetria em solo. Um T-27M “paquera” do IPEV acompanhou e filmou os lançamentos.
“A ferramenta desenvolvida pelo IPEV possui características de robustez a falhas no rastreamento dos alvos, o que possibilita o cálculo de trajetória em tempo real. O SisTrO II diminuiu, consideravelmente, o tempo de análise entre dois voos consecutivos durante uma campanha de ensaio de armamento aéreo. Trata-se de uma solução altamente inovadora, não existindo sistema equivalente a nível internacional”, destacou o Major Engenheiro Dias, Engenheiro de Provas.
O SisTrO II é um projeto de grande relevância para o suporte das atividades estratégicas do IPEV, e que possibilitará novas capacidades no desenvolvimento e certificação de armamentos em aeronaves da FAB. Os recursos disponibilizados pelo sistema permitem elevar a segurança de voo, maximizando a eficiência na realização de ensaios em voo com cargas externas.
“Na prática, o novo sistema é capaz de reduzir pela metade as horas de voo necessárias para as futuras campanhas de ensaios de qualificação de armamentos da FAB. Além da economia de recursos, o SisTrO II torna possível obter medições de trajetória confiáveis com o funcionamento de apenas uma câmera”, afirmou o Major Aviador Batistelli, Coordenador-Geral da Operação.
Fonte: IPEV
@FFO