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Integração dos MBDA Meteor no F-35B da RAF é adiada

13 de junho de 2025

BF-18 Flt 640 piloted by Royal Navy Lt Cdr Nicholas Baker flies with a Meteor missile on F-35 for the first time, 20 November 2024 from NAS Patuxent River, MD, USA.

Integração dos MBDA Meteor no F-35B da RAF é adiada. O Protótipo BF-18  do F-35B pilotado pelo Tenente-Comandante da Marinha Real Nicholas Baker voa com um míssil Meteor em 20 de novembro de 2024, da NAS Patuxent River, MD, EUA. Foto: USN.
Integração dos MBDA Meteor no F-35B da RAF é adiada. O Protótipo BF-18 do F-35B pilotado pelo Tenente-Comandante da Marinha Real Nicholas Baker voa com um míssil Meteor em 20 de novembro de 2024, da NAS Patuxent River, MD, EUA. Foto: USN.

Integração dos MBDA Meteor no F-35B da RAF é adiada. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) confirmou que a integração do míssil MBDA Meteor nos F-35B Lightning II da RAF recuou novamente.

A integração passou de 2027 para 2030. Esta é a primeira vez que o governo do Reino Unido reconhece publicamente que a integração do BVRAAM Meteor não ocorrerá nesta década, abandonando efetivamente a meta previamente estabelecida de 2027 como opção viável. Esta também não é a única munição a ser adiada, com o SPEAR 3 também caindo para o “início da década de 2030”.

Maria Eagle MP, Ministra de Estado da Defesa, declarou: “A integração do míssil ar-ar MBDA Meteor, movido a jato de ar, com o F-35B é conduzida pelo Escritório do Programa Conjunto Lightning II, liderado pelos EUA; o cronograma atual estimado para a capacidade em serviço é o início da década de 2030”.

Governos anteriores haviam declarado que o Meteor seria integrado aos caças F-35B do Reino Unido até “meados desta década”. Mais recentemente, essa ambição foi refinada para 2027, sempre descrita como a data mais próxima possível, sujeita a riscos.

Essa estimativa ocorreu após a designação do Meteor para o Programa de Desenvolvimento Seguinte (FODP) pelo Escritório Conjunto do Programa F-35 (JPO), liderado pelos EUA, e a adjudicação do contrato à Lockheed Martin no início de 2021. O plano do Reino Unido, portanto, sempre foi condicional, com 2027 listado como a data mais próxima possível.

O atraso na integração abrange vários governos do Reino Unido e não é atribuível a nenhuma administração política, já que o cronograma é regido principalmente pelo Joint Programme Office (JPO) liderado pelos EUA e pelo principal contratante do programa, a Lockheed Martin.

O MBDA Meteor só irá ser integrado ao F-35B da RAF depois de 2030. Foto: RAF.
O MBDA Meteor só irá ser integrado ao F-35B da RAF depois de 2030. Foto: RAF.

Apesar do atraso na capacidade operacional total, algum progresso foi alcançado. Em 28 de fevereiro de 2025, a RAF confirmou que os primeiros voos de teste de um míssil Meteor em um F-35B foram realizados com sucesso pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos na Estação Aérea Naval de Patuxent River. Os testes envolveram um míssil inerte Meteor, utilizado para coletar dados ambientais e validar o comportamento aerodinâmico como parte do processo de integração. As missões foram resultados de uma ampla colaboração entre os governos do Reino Unido e dos EUA, a Defence Equipment & Support, a MBDA e a Lockheed Martin.

O Meteor é um míssil além do alcance visual (BVRAAM – Beyond-Visual-Range Air-to-Air Missile) com um sistema de propulsão ramjet, proporcionando uma zona de não escape muito maior e um alcance efetivo maior do que o Raytheon AIM-120 Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile (AMRAAM). Ele já está em serviço operacional no Eurofighter Typhoon, Rafale e Gripen. Até que a integração completa seja alcançada no F-35B, o Reino Unido continuará a contar com o AIM-120D AMRAAM para combates de longo alcance a bordo de seus caças de quinta geração implantados em porta-aviões.

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