Instrutor da USAF morre no acionamento em solo do assento ejetável de um T-6A Texan II. Um piloto instrutor da 80ª Ala de Treinamento de Voo da USAF, morreu na manhã de ontem (14/05) devido a ferimentos causados por um acionamento inadvertido no solo do assento ejetável de um turboélice T-6A Texan II. A informação foi conformada pela 82ª Ala de Treinamento da Base Aérea de Sheppard, no Texas.
O piloto falecido, cujo nome foi omitido até os familiares serem informados, pertence à 80th FTW, unidade responsável por fornecer treinamento do Programa Conjunto Euro-OTAN de Treinamento de Pilotos de Caça (ENJJPT), um centro de formação multinacional de pilotos e instrutores para a OTAN.
A 80th FTW utiliza o turboélice T-6A Texan II para o treinamento básico e o T-38 Talon para a fase avançada de formação dos pilotos de caça e bombardeiro. Alimentado por um motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68 de 1.100 cavalos de potência, o T-6A tem uma alta relação empuxo-peso, permitindo subidas a uma velocidade vertical de 3.100 pés por minuto e alcançar altitudes de 18.000 pés em menos de seis minutos.
A USAF recebeu os seus treinadores T-6A Texan II entre 2000 e 2010. Há cerca de dois anos, as frotas de T-6A e de T-38 foram paralisadas devido a preocupações com peças potencialmente defeituosas dos assentos ejetáveis, que não foram encontradas nos Texan.
A USAF abriu uma investigação para determinar as causas do acidente.
@FFO