

Instituto de Aeronáutica e Espaço finaliza módulo dianteiro do veículo VS-50. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), sediado em São José dos Campos (SP), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), finalizou em setembro, por meio da Divisão de Eletrônica (AEL), a preparação do Forward Module (FM), módulo dianteiro do Veículo VS-50, para ser enviado ao Centro Aeroespacial Alemão (DLR), ainda neste ano. No DLR, o módulo passará por etapas de integração e testes dos sistemas eletrônicos.
O Forward Module é composto por subsistemas desenvolvidos tanto pelo IAE quanto pelo DLR. Entre os subsistemas sob responsabilidade do IAE, destacam-se a estrutura do módulo, o Sistema de Separação do Primeiro Estágio, o Sistema de Ignição do Primeiro Estágio e o Sistema de Terminação de Voo (STV).
O IAE concluiu as atividades de preparação do módulo, com a finalização pela AEL, da fabricação e dos testes da parte eletrônica sob sua responsabilidade. Foram produzidas cablagens específicas para garantir a segurança elétrica do sistema de ignição do primeiro estágio, incluindo o módulo de Segurança da Linha de Fogo (MSLF), além das cablagens de controle dos Dispositivos Mecânicos de Segurança (DMS) de ignição e de terminação de voo.

Na Alemanha, após a integração dos sistemas eletrônicos do DLR, o FM será submetido a ensaios funcionais e de aceitação, seguidos pelos ensaios ambientais, realizados em conjunto com os demais módulos e subsistemas do VS-50. Concluída essa etapa, o módulo retornará ao Brasil para ser utilizado na Operação de Lançamento.
“A conclusão dessa etapa simboliza o esforço conjunto de diversas equipes do Instituto envolvidas desde as fases iniciais de levantamento de requisitos, com o DLR e a concepção do sistema, passando pelo design, fabricação e testes. Trata-se de mais um marco importante na evolução do Projeto VLM-1, que avança com a preparação do VS-50 para seu primeiro voo”, ressalta o Chefe da AEL, Major Engenheiro Rafael Fernando Heitkoetter.
VS-50 e VLM-1
O VS-50 é um veículo suborbital projetado para transportar cargas úteis de até 500 kg, possibilitando a realização de ensaios em microgravidade e experimentos hipersônicos. Ele está sendo desenvolvido no âmbito do projeto do VLM-1, utilizando como propulsores os motores S50 e S44 — além da maior parte dos sistemas que futuramente equiparão o VLM-1. Dessa forma, o VS-50 servirá como uma plataforma de ensaio para validar tecnologias e procedimentos antes da operação do veículo orbital.
Tanto o VS-50 quanto o VLM-1 fazem parte de um programa de acesso ao espaço desenvolvido em parceria entre Brasil e Alemanha. Essa cooperação foi formalizada em 2011, por meio de um protocolo de intenções assinado pelas agências espaciais dos dois países e pelo DCTA. Em 2014, o projeto avançou da fase de pesquisa para a de desenvolvimento, com a definição das responsabilidades de cada parceiro. Ao Brasil coube o desenvolvimento dos sistemas propulsivos S50 e S44, do sistema de navegação reserva, da infraestrutura de lançamento e segurança de voo, além da gestão da documentação técnica. Já ao DLR coube a responsabilidade pelo desenvolvimento e qualificação dos demais subsistemas dos veículos.
Fonte: FAB
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