INS Vikrant termina a 1ª fase de testes de mar. O Ministério da Defesa da Índia anunciou a conclusão da primeira fase de testes de mar do porta-aviões INS Vikrant (R11) iniciados em agosto de 2021. O Vikrant é primeiro navio de seu tipo construído totalmente com base na capacidade da indústria de defesa indiana. Todo o ciclo de testes deve ser concluído até o primeiro trimestre de 2022, quando então ele estará pronto para ser oficialmente comissionado na Marinha Indiana.
Segundo a Marinha da Índia, o comissionamento oficial do porta-aviões INS Vikrant (R11) está programado para agosto de 2022, pouco antes do 75º aniversário da independência da Índia. Durante a terceira fase de testes, programada para dezembro de 2021, o R11 realizará voos de testes com aeronaves de asa fixa e rotativa, viando a implantação do futuro grupo aéreo do navio.
Os testes serão incialmente com os MiG-29K. No entanto, não foi definido qual será o futuro vetor do R11. O Ministério da Defesa da Índia estuda a possibilidade de empregar o MiG-29K ou adquirir o Dassault Rafale M e até mesmo o Boeing F/A-18E/F, após a empresa americana anunciar testes bem sucedidos de decolagem do Super Hornet no em agosto de 2020 por meio de sky-jump ao invés de uma catapulta convencional.
O emprego do MiG-29K, ao qual a Índia até poderia adquirir mais um lote, estaria vinculada a versão naval de um novo caça de 5ª geração, que o país está começando a desenvolver designado TEDBF ou Twin Engine Deck Based Fighter desenvolvido pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). O voo do primeiro protótipo está previsto para 2026. A aeronave TEDBF é posicionada como um substituto para o caça MiG-29K, e também como uma alternativa para a aeronave Tejas Naval, que provou até aqui ser uma adaptação navalizada da versão terrestre fracassada.
Construído Cochin Shipyard Limited (CSL), o INS Vikrant (R11) foi encomendado em 2004 e lançado em agosto de 2013. Ele desloca 45 mil toneladas e pode levar até 40 aeronaves. Seu custo está estimado em mais de US$ 3,1 biliões.
@CAS