

Innospace adia em 48 horas o lançamento do HANBIT-Nano. A Innospace, empresa sul-coreana especializada em lançamento de satélites, reprogramou o lançamento do HANBIT-Nano, seu primeiro veículo de lançamento comercial, que estava previsto para ocorrer hoje no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O lançamento deverá ocorrer na sexta-feira (19) às 15h34 (horário local).
O adiamento ocorreu devido à necessidade de garantir tempo suficiente para substituir um componente na unidade de resfriamento do sistema de alimentação de oxidante do primeiro estágio do foguete, onde uma anomalia foi identificada durante as inspeções finais de lançamento.
Em nota, a Innospace, informou que “o problema exigiu a substituição do componente, mas salienta que isto não indica qualquer defeito estrutural no veículo lançador”. Como a substituição pode ser realizada com o veículo ainda na plataforma de lançamento, a empresa determinou que “o lançamento pode prosseguir 48 horas após, apesar de uma nova campanha de lançamento normalmente exigir cerca de três dias de preparação”.
A janela de lançamento para a missão HANBIT-Nano SPACEWARD está aberta para acontecer entre os dias 16 e 22 de dezembro.
Operação Spaceward
Operação coordenada pela FAB em parceria com a AEB para lançamento do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do CLA, no Maranhão. A iniciativa é conduzida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais, abrindo novos caminhos para geração de renda e investimento no segmento.
Como resultado do edital de chamamento público lançado pela AEB em 2020, a Innospace foi selecionada para operar no CLA e assinou contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022. O foguete HANBIT-Nano transportará cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO