Inmarsat-6 da Airbus é enviado ao Japão para o lançamento. O primeiro satélite Inmarsat-6, I-6 F1, construído pela Airbus, foi despachado da Airbus em Toulouse para Tanegashima no Japão, pronto para o lançamento. Ele será lançado de um veículo de lançamento H-IIA construído pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI) em dezembro.
O Inmarsat-6 F1 é baseado na ultra confiável nave espacial Eurostar E3000 da Airbus, que fará o seu 54º lançamento. Será o quinto Eurostar em órbita equipado com propulsão elétrica para aumentar a órbita, reforçando a posição da Airbus como líder mundial em propulsão elétrica.
A massa reduzida pelo uso de propulsão elétrica permite uma missão de carga útil dupla (banda Ka e L) com uma carga útil excepcionalmente grande de última geração processada digitalmente, dando maior flexibilidade à Inmarsat, o provedor líder de serviços globais de comunicação móvel por satélite.
“O Inmarsat-6 F1 apresenta uma das cargas úteis processadas digitalmente mais sofisticadas que já construímos e oferece notável flexibilidade e capacidade. Como um fornecedor de longa data da Inmarsat, tendo construído os satélites Inmarsat-4 e Alphasat, a Airbus tem o orgulho de continuar ajudando a manter a Inmarsat no topo do jogo com esta mudança radical na capacidade trazida pela Inmarsat-6″.
François Gaullier, chefe de sistemas de telecomunicações da Airbus.
O Inmarsat-6 tem uma grande antena de banda L de 9 m de abertura e nove antenas de banda Ka multifeixe que apresentam um alto nível de flexibilidade e conectividade. O processador digital modular de nova geração oferece total flexibilidade de roteamento em até 8.000 canais e alocação dinâmica de energia para mais de 200 feixes pontuais em banda-L. Os feixes pontuais da banda Ka serão direcionáveis ao longo de todo o disco terrestre, com canal flexível para alocação do feixe. Com maior capacidade e flexibilidade, o satélite permitirá à Inmarsat oferecer serviços de banda L mais avançados, incluindo serviços móveis de custo muito baixo e aplicativos de IoT, para clientes existentes e futuros no setor de mobilidade em terra, no mar e no ar.
A Inmarsat-6 complementará e aprimorará os serviços de banda L oferecidos pela ELERA (https://www.inmarsat.com/elera.html) e embarcará em uma missão de banda Ka para aumentar o serviço de banda larga de alta velocidade disponível globalmente da Inmarsat – Global Xpress.
O Inmarsat-6 terá uma massa de lançamento de 5,5 toneladas, potência da espaçonave de 21 kW e uma vida útil projetada de mais de 15 anos.
Fonte: Airbus