Iniciada produção dos três primeiros Yak-130 modernizados. A fábrica de aeronaves russa de Irkutsk da PJSC Yakovlev, parte da United Aircraft Corporation (UAC), iniciou a produção dos três primeirosYak-130M modernizados de treinamento avançado e ataque leve.
Apresentado publicamente durante o o Fórum Militar Internacional Army 2024, a modernização do Yak-130 (código OTAN: “Mitten”) integra novos sistemas, dispositivos e equipamentos para atualizar o jato cujo projeto original tem mais de duas décadas.
O Yak-130M será equipado com novo radar BRLS-130R, sensor eletro-óptico e laser SOLT-130K, equipamentos de comunicação tática KSS-130, modernos aviônicos, dispositivos de autoproteção President-S130, blindagens adicionais na cabine, além de novos armamentos incluindo mísseis ar-ar e munições de alta precisão ar-solo.
“Entre as melhorias incorporados no Yak-130M modernizado estão maior capacidade de carga útil, integração de novos armas de alta precisão ar-ar e ar-solo orientadas por satélite e laser”, disse Vladimir Artyakov, Vice-Diretor Geral do grupo estatal Rostec, durante o Army 2024.
O novo Yak-130M será uma plataforma de combate multifuncional completa, de baixo custo que incluirá capacidade de suporte aéreo aproximado às forças terrestres. Não foi divulgada oficialmente a quantidade de Yak-130M que serão fornecidos às Forças Armadas Russas.
Yak-130 Mitten
O desenvolvimento do Yak-130 iniciou em 1991, através de uma parceria binacional entre a russa Yakolev e a italiana Aermacchi (atual Leonardo), com o voo inaugural do protótipo ocorrido em 25 de abril de 1996. Quatro anos depois as empresas encerraram a parceria e cada uma desenvolveu suas aeronaves de forma independente. A versão italiana foi denominada M-346 Master e a russa Yak-130.
A versão básica Yak-130 é impulsionada por dois motores AI-222-25, que lhe conferem uma velocidade máxima de 950 km/h, com teto máximo operacional é de 12.500 metros e alcance aproximado de 1.600 km (ampliado para 2.200 km com tanques externos). Seu peso máximo de decolagem é de cerca de 10.300 kg, transportando uma carga útil máxima de 2.500 kg.
Em 2002, o Yak-130 foi escolhido pela Força Aérea Russa como aeronave de treinamento avançado para seus pilotos de combate. As suas características permitem replicar as características de caças de geração 4+, bem como do Sukhoi Su-57 de quinta geração. Seu design permite cenários de treinamento realistas, incluindo o uso de armas ar-ar e ar-solo, fornecendo um recurso inestimável para preparar pilotos para situações modernas de combate aéreo.
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