• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Iniciada a construção do primeiro supersônico TAI Hürjet

10 de janeiro de 2022
Iniciada a construção do primeiro supersônico TAI Hürjet (Fonte: SavunmaSanayiST).
Iniciada a construção do primeiro supersônico TAI Hürjet (Fonte: SavunmaSanayiST).

Iniciada a construção do primeiro supersônico TAI Hürjet. A Turkish Aerospace Industries (TAI) iniciou a produção do primeiro protótipo do “Hürjet”, a sua nova Aeronave de Treinamento e Ataque Leve. A programação é que o primeiro jato supersônico produzido pela indústria turca, realize o seu voo inaugural em 18 de março de 2023.

O Projeto Hürjet prevê a construção de três protótipos, sendo dois para o programa de avaliações em voo, e uma célula para testes estáticos em solo. O primeiro jato Hürjet deverá fazer o rollout no final deste ano de 2022. Paralelamente a produção da primeira aeronave, a TAI trabalha no desenvolvimento do sistemas e equipamentos que equiparão o seu mais novo avião.

Supersônico TAI Hürjet tem data programada para o seu voo inaugural (Foto: TAI).
Supersônico TAI Hürjet tem data programada para o seu voo inaugural (Foto: TAI).

Apesar de não ter voado ainda, o Hürjet já está concorrendo em uma licitação internacional da Real Força Aérea da Malásia (RMAF – Royal Malaysian Air Force), que pretende adquirir 36 novas aeronaves leves de combate e treinamento conhecido como FLIT/LCA (Fighter Lead-in Trainer/Light Combat Aircraft). Em caso de sucesso, a TAI pretende produzir o seu novo jato em conjunto com a Malásia.

Iniciado em 2017, o Projeto Hürjet atende as necessidades do programa Jet Evolution da Força Aérea da Turquia, que visa substituir cerca de 70 treinadores envelhecidos Northrop T-38A(M) Talon.

O supersônico TAI Hürjet terá 9,8 metros de envergadura, 13 m de comprimento, 4,2 m de altura, e área de asa de 24 m². Equipado com um motor TBA de 85 kN (19,200 lbf), alcançará a velocidade máxima de Mach 1.4, teto de serviço projetado será de aproximadamente 46 mil pés (14 km), alcance de 2.600 km (1.400 milhas náuticas), capacidade de carga de 2.700 kg. Será equipado com Head-Up Display (HUD), Helmet Mounted Display (HMD), Full Authority/Digital Controlled Flight System e capacidade de ser reabastecido em voo.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login