• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Inédita operação dos helicópteros das três Forças no PHM Atlântico

9 de outubro de 2020
Militar observa o convoo do PHM Atlântico com movimentação inédita de aeronaves das três Forças (Foto: Marinha do Brasil).

Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica prosseguem o adestramento para o emprego de helicópteros em embarcações da Força Marítima. A atividade acontece entre os dias 5 e 9 de outubro, no Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A140), que se encontra fundeado no litoral sul do Rio de Janeiro. Cerca de 60 homens especializados em Operações Especiais participam do adestramento. O objetivo da missão é aprimorar o emprego conjunto e a interoperabilidade das Forças Armadas.

Pouso do H-36 Caracal da FAB no convoo do PHM (Foto: Marinha do Brasil).

No dia 6 de outubro, helicópteros HM-4 Jaguar do Exército, H-36 Caracal da Força Aérea e UH-15 Pégasus da Marinha, realizaram operações de pousos e decolagens simultâneos no convoo do PHM Atlântico. Nessa fase do exercício, os militares treinaram a “Qualificação de Pouso a Bordo”, que capacita os pilotos para aterrissarem as aeronaves no convés de voo e os qualifica como instrutores.

Pouso do HM-4 Jaguar do Exército pousando no convoo do PHM Atlântico (Foto: Marinha do Brasil).

As manobras envolvem missões de treinamento das Tropas de Operações Especiais das três Forças, que a partir do PHM Atlântico são transportadas pelos helicópteros para o Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM), onde realizam infiltrações por fast rope e realizam pista de tiro, além de tiro de aeronave e tiro de caçador na aeronave. Os exercícios compõem a fase prática do Adestramento Conjunto de emprego de helicópteros para infiltração e retirada de tropas de Operações Especiais.

UH-15 Pégasus em operação no PHM Atlântico (Foto: Marinha do Brasil).
Aeronaves H-36 Caracal da FAB, e HM-4 Jaguar do Exército, a bordo do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”, durante o Adestramento Conjunto de Emprego de Helicópteros das Forças Singulares (Fonte: Marinha do Brasil).

Na manhã de 7 de outubro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), embarcou no PHM Atlântico e recebeu um briefing sobre as principais atividades do adestramento conjunto, além de conhecer as instalações do navio.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login