

Indústria ucraniana desenvolveu localmente unidades móveis de suporte operacional para seus F-16. A Força Aérea Ucraniana (UAF) recentemente recebeu duas unidades móveis de suporte e manutenção e uma estação para planejamento de missão para seus caças F-16AM/BM Fightning Falcon. Os veículos foram desenvolvidos localmente pela fundação “Return Alive”, juntamente com a empresa ucraniana de defesa “Office 61” e apoio da estatal Ukrnafta.

Em tempos de paz, instalações fixas são usadas para check final e municiamento dos caças F-16 antes das decolagens para surtidas de treinamentos. Em tempos de crise – como vive a Ucrânia desde fevereiro de 2022 – as base aéreas e os aeroportos são alvos prioritários dos ataques do inimigo, o que torna o check final inseguro para as aeronaves e seus operadores.

As unidades móveis de suporte e manutenção desenvolvidas pela fundação “Return Alive” permitirão que equipes da UAF cheguem rapidamente nos caças, agilizando o processo de check final e municiamento pré-decolagens, bem como para fornecer suporte técnico em caso de panes ou emergências.

Integram as unidades móveis de suporte e manutenção um veículo-oficina para check pré-voo, duas vans para municiamento da aeronave e um veículo de transporte da equipe. A estação para planejamento de missão, por sua vez, é um posto móvel onde serão realizados briefings pré-voo e reuniões de suporte técnico próximos das aeronaves. Ela é formada por um veículo com estações de trabalho para até sete pessoas, além de um módulo de descanso para viagens longas.

“Resolvemos dois problemas: o primeiro é ter um posto de comando móvel para o planejamento de missões; o segundo é ter um local para a preparação do armamento”, disse Taras Chmut, diretor da “Return Alive”. “As aeronaves que a Ucrânia recebeu operam em condições de guerra em larga escala – com surtidas de caça constantes contra os russos. Portanto, esta solução que implementamos com a indústria nacional e poio da Ukrnafta se baseia nas necessidades de um conflito real. Continuaremos a apoiar este desenvolvimento e, se necessário, adaptaremos esses produtos para outras aeronaves que a Ucrânia receberá”, afirmou o Executivo.

“Com tempo limitado para a implantação completa da infraestrutura de base para os F-16, a solução mais racional foi investir em um ecossistema móvel. Isso nos permitirá usar agora o máximo de recursos dos equipamentos ocidentais mais sofisticados, em meio a uma guerra moderna, onde eficiência e velocidade afetam seu curso”, disse Chmut.
Fonte: Ukrnafta
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO