Indústria russa trabalha no novo avião de transporte militar Il-212. As Forças Armadas da Rússia estão trabalhando em conjunto com a indústria aeronáutica nacional no projeto do novo bimotor de transporte militar leve Il-212, que substituirá a envelhecida frota de cargueiros da era soviética An-26 e An-72. A informação foi divulgada na semana passada pela mídia russa.
Inicialmente, a indústria apostava no bimotor Il-112V, equipado com motores turboélices TV7-117ST. O projeto estava em fase avançada de desenvolvimento, com dois protótipos passando por voos de testes. Inesperadamente, no mês de agosto de 2021, um deles sofreu um acidente fatal em Kubinka, causado por uma falha em um motor, forçando a paralisação do programa (saiba mais aqui).
Em junho de 2023, o vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Indústria e Comércio, Denis Manturov, disse que o projeto Il-112V seria redesenhado, com alterações no design das asas e motores.
Na semana passada, a agência de notícias russa RIA Novosti, ouviu uma fonte militar sob anonimato, a qual informou que a frota militar de An-26 e An-72 deverá ser substituída por futuros aviões leves de transporte Il-212, equipado com dois motores turbofan PD-8.
Ele especificou que o novo Il-212 terá seus motores instalados acima das asas, como nos An-72, o que garante a operação segura em pistas não preparadas e não pavimentadas, praticamente excluindo a ingestão de detritos e objetos no solo. O projeto do novo Il-212 manterá o design da fuselagem, sistemas navegação e aviônicos do Il-112V, enquanto as asas, trens de pouso, sistemas de combustível e hidráulicos serão redesenhados.
Detalhes de autonomia, capacidade de carga útil e dimensões da cabine de carga ainda são questões em desenvolvimento. “Por enquanto, só podemos afirmar com certeza que a nova aeronave terá maior capacidade de carga devido aos motores mais potentes”, afirmou a fonte.
@FFO