Indústria aeronáutica chinesa utiliza tecnologia de impressão 3D nos seus projetos militares. A indústria aeronáutica da China está utilizando a tecnologia de impressão de componentes em 3D para utilização nas suas aeronaves militares de nova geração. Recentemente ocorreu o primeiro voo de um avião utilizando uma peça impressa em 3D, informou a mídia chinesa.
“Estamos aplicando tecnologias de impressão 3D na engenharia de aeronaves em grande escala e estamos em uma posição de liderança mundial”, disse o doutor Li Xiaodan, membro do Luo Yang Youth Commando no instituto de pesquisa da Shenyang Aircraft Company, em recente entrevista à China Central Television (CCTV).
Com as crescentes demandas de desenvolvimento de novos tipos de aviões militares, a tecnologia de impressão 3D oferece diversas vantagens para a engenharia aerospacial, como a redução de peso dos componentes, extensão da vida útil, controle de custos e pronta resposta as necessidades de produção. Foi exatamente para fomentar essa tecnologia, que a Shenyang criou o instituto Luo Yang Youth Commando, informou a CCTV.
O instituto recebeu o nome de Luo Yang, em homenagem ao Engenheiro Chefe de Desenvolvimento do caça J-15, falecido tragicamente em 25 de novembro de 2012 de um enfarto justamente ao ver seu jato realizando o primeiro pouso em um porta-aviões chinês.
O Luo Yang Youth Commando atuou em inovações sem referência e dominou completamente as tecnologias de impressão 3D, também conhecidas como manufatura aditiva, e tem usado os mais modernos equipamentos para produzir componentes para os aviões de guerra de nova geração da China, informou a CCTV.
Em comparação com os métodos de fabricação convencionais, que utilizam rebites ou soldagem para conectar as peças, a impressão 3D constrói uma peça integrada, que possui maior resistência estrutural, o que também aumenta sua vida útil, sisse Song Zhongping, especialista militar chinês e TV comentarista, ao Global Times.
“Também permite que os fabricantes não usem materiais extras, o que torna a peça mais leve. Outra vantagem é que a impressão 3D as peças podem ser fabricadas rapidamente, o que torna o suporte logístico mais simples e menos oneroso”, disse Song.
A Shenyang Aircraft Company, uma subsidiária do grupo estatal Aviation Industry Corporation of China, é conhecida como o berço dos caças chineses, tendo construído os principais aviões de combate do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLA).
A indústria foi responsável pelo desenvolvimento desde o caça J-5, de primeira geração, passando pelo moderno jato de combate baseado em porta-aviões J-15 e o jato de combate multimissão J-16. A Shenyang Aircraft também desenvolveu o caça furtivo FC-31, que está disponível para exportação, e também trabalha na próxima geração de jatos baseados em porta-aviões, de acordo com analistas.
Além da Shenyang, outras empresas da indústria aeronáutica também utilizam a tecnologia de impressão 3D em seus projetos de aeronaves.
Fonte: Global Times
@FFO