Indra equipará aeroportos nos EUA com vigilância de superfície. A empresa espanhola Indra fornecerá sistemas Surface Awareness Initiative (SAI) para a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA — Federal Aviation Administration), a autoridade de aviação civil que gerencia o tráfego aéreo do país.
A FAA aprovou a solução SAI da Indra, chamada AeroBOSS, para melhorar a conscientização situacional do controle de tráfego aéreo e reduzir o risco de incursões na pista que aumentaram globalmente nos últimos anos. Esta solução pode ser entregue a mais de 250 torres de controle de tráfego aéreo com pessoal da FAA e a qualquer um dos aproximadamente 200 aeroportos adicionais gerenciados pelo programa Federal Contract Tower da FAA que a solicitarem.
A FAA incluiu a tecnologia SAI da Indra em sua Lista de Produtos Qualificados (QPL) para sua aquisição e implantação em aeroportos dos EUA. Esta solução inovadora usa tecnologia de vigilância ADS-B para receber dados sobre a posição da aeronave e conexões de satélite e redes 5G para transmiti-los e relatar os movimentos da aeronave de superfície aos controladores de tráfego aéreo. O sistema contribui para o gerenciamento abrangente da segurança do aeroporto e reduz o risco de incidentes de superfície.
A Indra concluiu com sucesso a implantação inicial do seu sistema SAI no Aeroporto Dallas Love Field, no Texas. Esta tecnologia irá melhorar o monitoramento automático de superfície através do sistema de vigilância ADS-B e conectividade em nuvem, enquanto também é caracterizada por suas capacidades rápidas de implantação e implementação. O sistema SAI da Indra permite que os controladores de tráfego aéreo obtenham uma imagem abrangente da situação e da posição da aeronave no asfalto e na pista para prevenir incidentes eficazmente e garantir a segurança do aeroporto e dos passageiros.
A Indra espera que os aeroportos de grande e médio porte nos Estados Unidos adotem esta tecnologia nos próximos anos. Enquanto isso, a Indra renovou seu acordo exclusivo para fornecer sistemas DME à FAA, através da qual já entregou mais de 250 conjuntos de equipamentos. Os sistemas DME guiam as aeronaves durante sua aproximação ao aeroporto e ao longo de suas rotas.
Com a assinatura deste acordo-quadro, a Indra garantirá sua posição na vanguarda das soluções tecnológicas no mercado dos EUA, modernizando o tráfego aéreo, definindo a forma de voar e gerenciando os céus do futuro, com o compromisso de tornar a aviação ainda mais segura, eficiente e sustentável. Além da FAA, a Indra fornece sistemas de auxílio à navegação aérea para a USAF e US Navy.
A Indra equipou mais de 11.000 instalações de tráfego aéreo em todo o mundo e é uma das poucas empresas no mundo com um portfólio de soluções de última geração capazes de gerenciar um voo de portão a portão, da decolagem ao destino, enquanto sua tecnologia garante a segurança de 85% dos passageiros que pegam um voo todos os dias no mundo, tornando-a uma das líderes globais do setor.
@CAS