A Indra, empresa espanhola especializada em tecnologia e defesa, assinou um contrato com o Ministério da Defesa da Espanha (MoD), para equipar 23 helicópteros NH90 TTH com avançados sistemas de autoproteção eletrônica, essenciais para a segurança da aeronave e tripulantes em cenários de conflitos. Aprovado pelo Conselho de Ministros, o contrato terá sete anos de duração e um valor de €111 milhões, prevendo aditivos de até €135 milhões.
Estão envolvidos no projeto de configuração do novo conjunto completo de autoproteção, as aeronaves NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter) das três forças espanholas, a Armada de España (MSPT), o Ejército de Tierra (GSPA) e o Ejército del Aire. Os elementos mais inovadores incluirão o Enhanced Suite Controller (EW Manager), um Radar de Alerta Digital (RWR ALR-400FD) e um sistema de contramedidas infravermelho DIRCM InShield.
O programa também irá integrar outros elementos do pacote de defesa eletrônica, incluindo sensores de alerta de mísseis (MWS), alerta de laser (LWS) e sistemas de chaff and flare (CMDS), que servem como “iscas” para enganar mísseis, além de todo suporte técnico em solo e equipamentos de testes.
As principais características dos helicópteros de voar em baixas velocidades e altitudes, e pousar em locais inacessíveis para aeronaves convencionais, também são as suas principais vulnerabilidades aos ataques de inimigos, que utilizam armamentos cada vez mais sofisticados e de difícil detecção.
Os modernos mísseis guiados por radar, usam técnicas de saltos de frequências para se esconder dos radares, enquanto alguns lançadores de mísseis portáteis (manpad), baratos e de facilmente aquisição no mercado negro, empregam projéteis com sistemas de orientação altamente sofisticados. Para enfrentar este novo cenário em áreas de conflitos, a Indra desenvolve um alerta avançado de banda completa, com capacidade de monitorar instantaneamente todo o espectro eletromagnético, ao invés de cobrir diferentes faixas de frequências através de varredura de parcial, como usado atualmente.
Este novo método sistema adota meios digitais para a varredura instantânea do espectro eletromagnético, o que permitirá analisar todos os sinais suspeitos com alta velocidade, além de coordenar os elementos de detecção e contramedidas. Desta forma, o novo sistema de alerta da Indra, irpa detectar e neutralizar ameaças com um nível de confiabilidade sem precedentes.
O sistema InShield de contra-medidas infravermelho da Indra (DIRCM), disparará automaticamente um preciso feixe de laser para desorientar os mísseis solo-ar guiados por calor. Esse sistema de contra-medidas altamente sofisticado, capaz de conter vários lançamentos simultâneos de mísseis, é fundamental para proteger as aeronaves, principalmente quando está voando em baixa velocidade, ou nos procedimentos de pousos e decolagens.
Em 2017 um helicóptero Chinook CH-47 testou com sucesso o Sistema InShield, durante os exercícios EMBOW da OTAN, e desde então ele é o único sistema DIRCM disponível com capacidade comprovada pela organização multinacional. Este sistema está sendo integrado nana frota de aeronaves A400M Atlas do Ejército del Aire.
A Indra segue com o trabalho de atualização constante dos sistemas dos helicópteros NH90, tendo equipado um lote inicial com o Sistema de Missão Tática (AMPS) e o Sistema de Identificação de Amigo-Inimigo (IFF).
@FFO