• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Indra capacitará 23 NH90 espanhóis com modernos sistemas de autoproteção

31 de dezembro de 2020
Os helicópteros NH90 espanhóis receberão modernos sistemas de autoproteção, parqa fazer frente aos novos mísseis terra-ar (Foto: EdA).

A Indra, empresa espanhola especializada em tecnologia e defesa, assinou um contrato com o Ministério da Defesa da Espanha (MoD), para equipar 23 helicópteros NH90 TTH com avançados sistemas de autoproteção eletrônica, essenciais para a segurança da aeronave e tripulantes em cenários de conflitos. Aprovado pelo Conselho de Ministros, o contrato terá sete anos de duração e um valor de €111 milhões, prevendo aditivos de até €135 milhões.

Estão envolvidos no projeto de configuração do novo conjunto completo de autoproteção, as aeronaves NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter) das três forças espanholas, a Armada de España (MSPT), o Ejército de Tierra (GSPA) e o Ejército del Aire. Os elementos mais inovadores incluirão o Enhanced Suite Controller (EW Manager), um Radar de Alerta Digital (RWR ALR-400FD) e um sistema de contramedidas infravermelho DIRCM InShield.

O programa também irá integrar outros elementos do pacote de defesa eletrônica, incluindo sensores de alerta de mísseis (MWS), alerta de laser (LWS) e sistemas de chaff and flare (CMDS), que servem como “iscas” para enganar mísseis, além de todo suporte técnico em solo e equipamentos de testes.

As principais características dos helicópteros de voar em baixas velocidades e altitudes, e pousar em locais inacessíveis para aeronaves convencionais, também são as suas principais vulnerabilidades aos ataques de inimigos, que utilizam armamentos cada vez mais sofisticados e de difícil detecção.

As principais vantagens operacionais dos helicópteros, também são os seus principais pontos fracos em cenários de combates (Foto: EdT).

Os modernos mísseis guiados por radar, usam técnicas de saltos de frequências para se esconder dos radares, enquanto alguns lançadores de mísseis portáteis (manpad), baratos e de facilmente aquisição no mercado negro, empregam projéteis com sistemas de orientação altamente sofisticados. Para enfrentar este novo cenário em áreas de conflitos, a Indra desenvolve um alerta avançado de banda completa, com capacidade de monitorar instantaneamente todo o espectro eletromagnético, ao invés de cobrir diferentes faixas de frequências através de varredura de parcial, como usado atualmente.

Este novo método sistema adota meios digitais para a varredura instantânea do espectro eletromagnético, o que permitirá analisar todos os sinais suspeitos com alta velocidade, além de coordenar os elementos de detecção e contramedidas. Desta forma, o novo sistema de alerta da Indra, irpa detectar e neutralizar ameaças com um nível de confiabilidade sem precedentes.

O sistema InShield de contra-medidas infravermelho da Indra (DIRCM), disparará automaticamente um preciso feixe de laser para desorientar os mísseis solo-ar guiados por calor. Esse sistema de contra-medidas altamente sofisticado, capaz de conter vários lançamentos simultâneos de mísseis, é fundamental para proteger as aeronaves, principalmente quando está voando em baixa velocidade, ou nos procedimentos de pousos e decolagens.

Em 2017 um helicóptero Chinook CH-47 testou com sucesso o Sistema InShield, durante os exercícios EMBOW da OTAN, e desde então ele é o único sistema DIRCM disponível com capacidade comprovada pela organização multinacional. Este sistema está sendo integrado nana frota de aeronaves A400M Atlas do Ejército del Aire.

A Indra segue com o trabalho de atualização constante dos sistemas dos helicópteros NH90, tendo equipado um lote inicial com o Sistema de Missão Tática (AMPS) e o Sistema de Identificação de Amigo-Inimigo (IFF).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login