

Indra apresenta datalink aprimorado para mísseis MBDA Meteor. A Indra, empresa espanhola especializada em sistemas de defesa, informou que desenvolveu um enlace de dados aprimorado para o míssil ar-ar de longo alcance MBDA Meteor. O objetivo é acompanhar a evolução das ameaças e das modernas realidades operacionais.
Em comunicado divulgado no dia 09 de fevereiro, a Indra afirmou que o míssil ar-ar de longo alcance (BVRAAM) Meteor equipado com o novo enlace de dados terá alcance aumentado, maior letalidade e melhor resistência a contramedidas eletrônicas inimigas.
“O mais recente avanço introduzido pela Indra está relacionado ao desenvolvimento de um elemento particularmente crítico: o enlace de dados entre o míssil e a plataforma de lançamento, responsável pela orientação e controle da arma”, afirmou a empresa.
A Indra apresentou o projeto à MBDA, fabricante original do míssil, e ao Escritório Conjunto Internacional de Projetos (IJPO) do programa Meteor, com o objetivo de validar a conformidade técnica. A empresa recebeu a aprovação inicial para prosseguir com seu desenvolvimento e a integração do novo datalink no sistema do Meteor.
O Meteor BVRAAM utiliza um sistema de orientação bidirecional, inicialmente com enlace de dados da aeronave lançadora (ou de outra aeronave), antes de ativar seu próprio buscador de radar ativo para a fase terminal. O míssil também possui uma capacidade secundária de orientação inercial de meio curso, para ser usado contra alvos que estejam dentro do alcance em lançamentos terrestres no modo “dispare e esqueça”.
Há 25 anos a Indra é parceira do programa de desenvolvimento e aprimoramento do míssil Meteor, contribuindo com alguns importantes sistemas. Especificamente, a empresa projeta e fabrica seis subsistemas, representando 20% da eletrônica do míssil. Atualmente, a Indra participa das atividades de meia-vida do Meteor, que visam aprimorar ainda mais o desempenho do míssil.
Com mais de 2.300 unidades em todo o mundo, o MBDA Meteor tem capacidade de engajamento além do alcance visual (BVR), velocidade máxima superior a Mach 4, podendo percorrer 100 quilômetros em apenas um minuto e meio. Entre as plataformas aéreas capazes de lançar o Meteor estão os caças mulfifuncionais Eurofighter Typhoon, o Dassault Rafale, o Saab Gripen e, futuramente, o Lockheed Martin F-35.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO