Indra ampliará a capacidade de autoproteção dos CH-47F espanhóis. A empresa espanhola Indra assinou um contrato no valor de €35 milhões com o Ministério da Defesa da Espanha para equipar os novos helicópteros de transporte Boeing CH-47F Chinook do Exército Espanhol (Ejército de Tierra) com um conjunto completo de defesa eletrônica de última geração, que fortalecerá capacidade de sobrevivência da aeronave em uma zona de conflito.
O sistema incorporará o alerta radar ALR-400FD, totalmente digital e com interconexões de fibra ótica, preparado para detectar e identificar a grandes distância a presença de plataformas inimigas e outras ameaças suscetíveis ao radar. Sua capacidade de monitorar instantaneamente todo o espectro do radar, em vez de cobrir diferentes faixas por meio de estratégias de varredura de banda parcial, como era comum nas gerações anteriores, permite a detecção até mesmo das ameaças mais modernas, como aquelas que empregam grandes saltos na frequência.
A solução também incorpora o novo sensor InWarner , que integra um alerta de míssil e um alerta de laser, capaz de detectar se um designador está “iluminando” o helicóptero. A integração de ambos os elementos permite uma consciência situacional completa e aumenta a eficácia na hora de ativar contramedidas para neutralizar o ataque.
Já em todos os momentos, mas especialmente durante voos de baixa altitude e durante decolagens e pousos, o sistema de contramedidas infravermelhas InShield (DIRCM – Directional Infrared Counter Measures) da Indra protegerá a aeronave contra ataques de mísseis terra-ar de curto alcance infravermelho do tipo MANPADS (Man-Portable Air-Defense Systems). O InShield direciona um feixe de energia laser no sistema de orientação térmica do míssil para desviá-lo, sendo capaz de neutralizar vários ataques quase instantaneamente. O helicóptero também terá dispensadores de contramedidas de chaff e flare para neutralizar esses ataques.
O conjunto de autoproteção para o Chinook espanhol consolida o novo padrão de defesa eletrônica aerotransportada da Indra, no qual o alerta radar ALR-400FD RWR (contratado em 2020 para o NH-90) e o DIRCM InShield (contratado em 2017 para o A400M e em 2020 para NH-90), foram adicionados o sensor de alerta a laser (LWS) e míssil (MWS) da InWarner de última geração. Este sistema de autoproteção será exportável para outras aeronaves CH-47, bem como para todos os tipos de plataformas de asa fixa ou rotativa.
Os novos sistemas da Indra serão instalados nos 17 CH-47F da Aviação do Ejército de Tierra (FAMET – Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra) encomendados em 2018 ao custo de US$ 1,3 bilhão, que na prática, são helicópteros CH-47D convertidos para o novo padrão “Fox”, no mesmo padrão que está sendo feito com os Chinooks do Exército dos Estados Unidos.
@CAS