Indonésia volta a atrasar transferência de verbas para o programa sul-coreano KF-21. A Indonésia novamente está atrasando os repasses de verbas para o programa do caça KF-21 Boramae, desenvolvido em conjunto com a Coreia do Sul. A informação foi divulgada na segunda-feira (03/07) pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).
Recentemente o ministro Eom Dong-hwan, chefe da DAPA, disse que o governo indonésio havia concordado em fornecer o novo plano de pagamentos até o final de junho, em um aparente esforço para aliviar as preocupações sobre sua participação no projeto.
Em 2015, os governos da Coreia do Sul e a Indonésia assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento conjunto do caça KF-21 Boramae (então conhecido como KF-X). O programa foi dividido entre o governo sul-coreano (60%), a Indonésia (20%) e parceiros privados, incluindo a Korean Aerospace Industries (20%).
A parte da Indonésia (20%) envolve o investimento aproximado de US$ 7 bilhões (1,6 trilhão de won). No início de 2019, Jacarta suspendeu as transferências o que levou a especulações sobre um possível rompimento do acordo.
Após várias rodadas de negociações, a decisão foi revertida em 2021. com o primeiro repasse de verbas (9,4 bilhões de wons) realizado em novembro de 2022, seguido de outra transferência em fevereiro deste ano (41,7 bilhões de won).
Agora, a DAPA aguarda a Indonésia apresentar o novo plano de pagamentos, o que ainda não aconteceu. “Deveremos convocar uma reunião de alto nível com representantes indonésios”, disse o Tenente-Coronel You Hyoung-keun, porta-voz da DAPA em entrevista.
De acordo com o diário indonésio Compass, em 26 de junho, o Ministro da Defesa indonésio Prabowo Subyanto, foi questionado por repórteres se a Coreia do Sul havia solicitado o plano de pagamentos do Projeto KF-21. “Nós iremos cumprir nossa promessa”, teria respondido o ministro.
De acordo com o plano original, a Indonésia deveria ter repassado mais de 1,1 trilhão de wons até agora, mas transferiu apenas 278,3 bilhões de wons, tendo uma dívida demais de 800 bilhões de won.
A DAPA planeja entregar o caça à Força Aérea da Coreia do Sul no segundo semestre de 2026.
Fonte: YNA
@FFO