Indonésia retoma pagamentos do projeto sul-coreano KF-21 Boramae. Após quatro anos de paralisação, a Indonésia reiniciou os pagamentos referentes ao projeto do caça KF-21 Boramae, que mantém em conjunto com a Coreia do Sul. De acordo com a Yonhap News, na última terça-feira (01/11), o Ministério da Defesa da Indonésia teria feito um depósito no valor de US$ 6,6 milhões ao governo sul-coreano.
A Coreia do Sul e a Indonésia assinaram em 2015 um acordo de cooperação para o desenvolvimento conjunto do caça KF-21 Boramae, cujo investimento total seria de aproximadamente US$ 7,6 bilhões.
O programa foi dividido em três partes, sendo o principal acionista e investidor o governo sul-coreano, que detém 60% do projeto, com a Indonésia ficando com 20% e parceiros privados, incluindo a Korean Aerospace Industries (KAI), com os 20% restantes.
No início de 2019, a Indonésia suspendeu as transferências de valores para o programa KF-X, o que levou a especulações sobre um possível rompimento do acordo. Após várias rodadas de negociações, a decisão foi revertida em abril do ano passado.
Em julho deste ano, o protótipo do caça KF-21 Boramar realizou com sucesso seu voo inaugural, iniciando a fase de testes em voo. Este é o segundo projeto da Coreia do Sul para o desenvolvimento de caças, depois do FA-50. Espera-se que após a Coreia do Sul e a Indonésia, as Filipinas se tornem o terceiro cliente do Boramae.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO