• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Indonésia recebeu oficialmente os três primeiros Dassault Rafale

3 de dezembro de 2025
Indonésia recebeu oficialmente os três primeiros Dassault Rafale. Foto: TNI-AU.
Indonésia recebeu oficialmente os três primeiros Dassault Rafale. Foto: TNI-AU.

Indonésia recebeu oficialmente os três primeiros Dassault Rafale. A Força Aérea da Indonésia, ou Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara (TNI-AU), recebeu oficialmente os três primeiros caças franceses Rafale F4, em uma cerimônia de aceitação realizada na fábrica da Dassault Aviation em Mérignac, Bordeaux.

O evento contou com a presença de altas autoridades da TNI-AU e da Dassault Aviation, além de representantes das empresas parceiras no projeto, incluindo a Safran, responsável pelos motores dos Rafale, e a Thales, pelos aviônicos e sensores embarcados.

Cerimônia de aceitação dos três primeiros Dassault Rafale. Foto: TNI-AU.
Cerimônia de aceitação dos três primeiros Dassault Rafale. Foto: TNI-AU.

“A cerimônia de aceitação é um passo importante para o fortalecimento do poder aéreo da Indonésia. Agradecemos o compromisso da Dassault Aviation, bem como o apoio da Safran e da Thales, em garantir a qualidade e a disponibilidade do Rafale, que fortalecerá a Força Aérea da Indonésia ”, afirmou o Vice-Chefe do Estado-Maior da TNI-AU, Marechal do Ar TNI Ir. Tedi Rizalihadi, durante o evento.

Os três caças, matrículas T-0301, T-0302 e T-0303, são da versão biposta e concluíram recentemente os últimos testes em voo. A partir de agora, eles estão prontos para realizar o longo voo de translado da Europa até a Ásia, previsto para acontecer em janeiro de 2026.

Em 2022 o governo da Indonésia e a Dassault Aviation firmaram um contrato avaliado em cerca de US$ 8,1 bilhões, envolvendo o fornecimento de 42 caças Rafale para a TNI-AU, entregues em três lotes (6+18+18). O acordo prevê além das aeronaves, armamentos, suporte técnico e logístico, peças sobressalentes, treinamento e equipamentos associados.

T-0302 rurante um voo de experiências em Mérignac. Foto: Yann Bougdour.
T-0302 rurante um voo de experiências em Mérignac. Foto: Yann Bougdour.

Os primeiros militares indonésios envolvidos na operação dos Rafale foram treinados na França. Paralelamente, a Dassault Aviation e a TNI-AU trabalharam em conjunto para preparar a infraestrutura das bases aéreas na Indonésia para receber os novos caças, que substituirão os envelhecidos Su-27 e Su-30 de origem russa, bem como alguns dos mais antigos F-16 da frota.

O Rafale F4 é a versão mais atualizada do caça francês, que integra avanços como radar eletrônico de varredura ativa atualizado, suíte de guerra eletrônica SPECTRA aprimorada, novos sensores e total compatibilidade com avançados armamentos , como os mísseis Meteor e MICA, além de bombas guiadas de precisão.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login