Indonésia recebeu o quinto C-130J-30 Super Hércules. A Força Aérea da Indonésia, ou Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara (TNI AU) recebeu o quinto – e último – Lockheed Martin C-130J-30 Super Hércules. A aeronave pousou em 16/05 na Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta, onde foi recebida com uma tradicional cerimônia local.
A aeronave, matrícula A-1342, foi recebida com o water salute dos bombeiros da Base Aérea Halim Perdanakusuma, enquanto os tripulantes, liderados pelo Comandante do 31º Esquadrão, Tenente-Coronel Pnb Alfonsus Fatma Astara Duta, receberam os tradicionais cachecóis Batik (“pelabatik slings”). O voo partiu da fábrica da Lockheed Martin em Marietta (EUA), com escalas em San Diego (EUA), Honolulu (EUA), Ilhas Marshal (Micronésia) e Guam (EUA).
O governo da Indonésia encomendou em 2021 cinco novos C-130J-30 Super Hércules para modernizar e expandir a capacidade de transporte pesado da TNI-AU. Eles são usados em inúmeras missões, desde transporte logístico e estratégico, lançamentos de cargas e paraquedistas, missões humanitárias, entre outras.
Com mais de 500 unidades produzidas, o moderno C-130J Super Hercules é utilizado por 26 operadores diferentes em 22 países, que operam essas aeronaves em 18 versões diferentes.
A TNI-AU distribui os seus C-130 em três esquadrões de transporte: o Skadron Udara 31 (SkU 31), da Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta; o SkU 32 da Base Aérea Abdul Rachman Saleh, em Malang; e o SkU 33 da Base Aérea Sultan Hassanudin, em Makassar.
@FFO