Legenda: A IAF terá uma unidade de Su-30MKI capaz de lançar mísseis de cruzeiro BrahMos, em uma configuração idêntica à do voo de ensaio visto na foto. Foto: DRDO.
Indonésia irá comprar da Índia o míssil Brahmos por US$ 450 milhões. A Indonésia iniciou a compra de um lote de mísseis de cruzeiro Brahmos da Índia, conforme a mídia indiana. A embaixada indiana em Jacarta, recebeu uma carta do Ministério da Defesa da Indonésia sobre a potencial compra de US$ 450 milhões. A informação foi dada pelo The New Indian Express.
Para facilitar a compra, um acordo de empréstimo está sendo elaborado com bancos indianos, acrescentou o veículo indiano. A transação pode ocorrer nas respectivas moedas dos países, já que ambos fazem parte da organização intergovernamental BRICS.
Um anúncio será provavelmente feito durante a visita do presidente Prabowo Subianto a Nova Déli no final deste mês, acrescentou o veículo indiano. Subianto foi convidado como convidado principal no evento do Dia da República da Índia, que acontece anualmente em 26 de janeiro em Nova Déli.
No entanto, sua subsequente visita planejada ao Paquistão, que ocorrerá na sequência, foi contestada pelo governo indiano, já que Nova Déli não quer ser associada diplomaticamente ao seu vizinho do sul da Ásia, ainda que tangencialmente. Conforme o The New Indian Express, a visita ao Paquistão pode impactar o acordo com Brahmos. Conforme os últimos relatos da mídia, no entanto, a visita de Subianto ao Paquistão foi cancelada, abrindo caminho para o suposto anúncio de Brahmos. Se adquiridos serão usados pelos Su-27SMK e Su-30MK2 da Força Aérea da Indonésia.
Acordo sobre o Brahmos. Jacarta vem refletindo sobre o sistema de mísseis indo-russo há anos. O Ministro da Defesa indonésio Sjafrie Sjamsoeddin falou recentemente sobre explorar a colaboração com a Índia na tecnologia Brahmos. Se o acordo for fechado, a Indonésia se tornará o segundo país a adquirir o sistema, depois das Filipinas. O míssil pode ser lançado da terra, do ar ou do mar e tem uma velocidade de cerca de Mach 3, considerada a mais rápida do mundo em sua categoria.
Sua variante de exportação tem um alcance restrito de 290 quilômetros (180 milhas), enquanto o modelo doméstico pode atingir alvos a até 500 quilômetros (311 milhas). Versões Brahmos de maior alcance também estão sendo desenvolvidas.
@CAS