

Indonésia fecha a compra de 48 KAI KAAN. Um dos mais importantes anúncios da Feira Internacional de Defesa IDEF25, realizada em Istambul, foi o acordo de exportação para o caça TAI KAAN, assinado entre a Turquia e a Indonésia durante a exposição de defesa IDEF25.
A TAI, o Ministério da Defesa da Indonésia, e o Secretário das Indústrias de Defesa da Turquia, Haluk Görgün, participaram da cerimônia de assinatura do contrato de Compra de Aeronaves KAAN por US$ 10 bilhões. Este contrato marca o primeiro cliente estrangeiro da aeronaves KAAN. O primeiro cliente do KAAN é a Turkish Air Force (TuAF).
A TAI também assinou um acordo com a PT Republik Aero Dirgantara da Indonésia e a PT Dirgantara Indonesia, para a aquisição de 48 caças turcos KAAN, juntamente com cooperação em engenharia de produção e compartilhamento de tecnologia. Além disso, as empresas indonésias PT Republik Aero Dirgantara e a PT Dirgantara Indonesia participarão da produção e de um amplo projeto de Transferência de tecnologia (ToT), que será alvo do escopo de outro contrato, a ser assinado ainda em 2025.
Antes do IDEF25, um Memorando de Entendimento foi assinado para 48 caças KAAN para a Indonésia durante a Indo Defence 2025, com a contribuição de empresas locais na produção.

A entrega dos KAAN (Reis dos Reis, em turco) está prevista para ser concluída em 120 meses (10 anos), conforme o memorando de entendimento assinado anteriormente entre as partes e que precedeu o anúncio de ontem. Ele será entregue a Força Aérea da Indonésia (Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara — TNI-AU). Ele substituirá os F-16, Su-27 e no futuro os Su-30.
A finalização da exportação não somente marca a entrada da Turquia no mercado de caças, mas também, um marco no progresso das relações turco-indonésias em direção a um nível estratégico. Além disso, considerando que já se passou pouco mais de um ano desde o voo inaugural da KAAN, o contrato de exportação reflete a confiança de um cliente na nova plataforma.

O KAAN da Turquia foi desenvolvido pela estatal TAI para substituir os F-16 Fighting Falcons da Turkish Air Force (TuAF). O avião realizou seu voo inaugural a quase um ano, em 20 de fevereiro de 2024, sendo comparado ao F-35. O KAAN tem 21 metros de comprimento e uma envergadura de 14 metros. A aeronave é equipada com dois motores turbofan da General Electric, capaz de gerar a velocidade máxima de Mach 1,8.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS