Indonésia estuda aquisição do Airbus A400M Atlas. A Indonésia revisou os seus planos de adquirir uma frota de aeronaves Airbus A400M Atlas para aprimorar suas capacidades de transporte aéreo militar. As negociações estão avaliando se esses vetores podem cumprir os requisitos de reabastecimento em voo (REVO) da frota da Força Aérea Indonésia (TNI-AU – Tentara Nasional Indonésia Angkatan Udara).
O assunto foi discutido no último dia 1º de outubro, durante uma reunião virtual entre a Diretoria Geral do Potencial de Defesa (DDP) do Ministério da Defesa da Indonésia (MoD) e representantes da Airbus Indonésia, conforme revelou a Janes Defense.
Também estiveram presentes na reunião representantes da empresa estatal de equipamentos eletrônicos de defesa PT Len, da empresa aeroespacial PT Dirgantara Indonésia (PTDI) de Bandung, da empresa de manutenção de aeronaves PT GMF AeroAsia, além de diretores do DDP, que supervisionam as questões de compensação.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, no mês de junho passado, o Ministério das Finanças da Indonésia (MF) concedeu aprovação para o país obter financiamentos internacionais de até US$ 700 milhões para a aquisição de dois aviões-reabastecedores para a renovação da frota da TNI-AU.
O novo reabastecedor substituirá o único avião-tanque atualmente em operação na TNI-AU, o sexagenário Lockheed KC-130B Hércules, matrícula A-1309, operado pelo Esquadrão Aéreo 32, sediado na Base Aérea de Abdul Rachman Saleh Airport, em Malang.
@FFO