Indonésia entrega para Papua Nova Guiné um motor revisado de CN-235. A Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara, ou Força Aérea da Indonésia (TNI-AU), entregou para o Governo de Papua Nova Guiné, um motor completamente revisado de uma aeronave de transporte CASA CN-235 das Forças de Defesa de Papua Nova Guine (PNGDF).
Uma cerimônia foi realizada em 04 de agosto, no Aeroporto Internacional de Jacksons, em Port Moresby, Papua Nova Guiné, para o recebimento do motor, modelo CT7-9C, entregue pelo C-130 Hércules, matrícula A-1335, operado pelo Esquadrão 32 da TNI-AU.
O evento foi presidido pelo Primeiro-Ministro da Papua-Nova Guiné, Sr. James Marape, acompanhado pelo Comandante da PNGDF, Major General Gilbert Toropo, o Embaixador da Indonésia em Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão, Sr. Andriana Supandy, entre outras autoridades e convidados.
Não há muitas informações sobre a pequena força aérea de Papua Nova Guiné, que teria apenas três aeronaves próprias, sendo um CN235-100M, matrícula P2-502, que recebeu o motor revisado, e dois monomotores PAC P-750, além de dois helicópteros Bell 212 arrendados. O CN-235 estaria fora de serviço desde 2018, quando apresentou um problema na caixa de redução da hélice de um dos motores.
@FFO