Indonésia encomenda dois Airbus A400M. O Ministério da Defesa da Indonésia fez um pedido de duas aeronaves Airbus A400M de transporte pesado e reabastecimento em voo para a Tentara Nasional Indonésia – Angkatan Udara, ou Força Aérea da Indonésia (TNI-AU). A informação foi divulgada hoje (18/11) pela Airbus.
Conforme a fabricante européia, este pedido elevará o número de operadores do A400M para dez nações. O contrato inclui um pacote completo de manutenção, suporte e treinamento. Uma Carta de Intenções também foi assinada para a futura aquisição de quatro aeronaves A400M adicionais.
”Este pedido expandirá ainda mais a presença do A400M na região da Ásia-Pacífico. Ele oferecerá recursos excepcionais para a Indonésia, fornecendo à sua força aérea a plataforma perfeita para o transporte de cargas de grande porte e pesadas em áreas remotas e multiplicar sua projeção de poder aéreo graças às capacidades confiáveis de reabastecimento em voo”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
Com capacidade de operações em pistas curtas e não preparadas, o A400M fortalecerá as capacidades de transporte aéreo da Força Aérea da Indonésia para atender rapidamente a qualquer crise, como a demonstrada após o terremoto e subsequente tsunami que atingiu o país em 2018. O A400M foi a primeira aeronave de grande porte capaz de transportar cargas pesadas como caminhões de combustível e escavadeiras, bem como alimentos, roupas e suprimentos médicos usando a pequena pista danificada de Palu, em Central Sulawesi, na Indonésia.
“O A400M é uma plataforma verdadeiramente multifuncional e aumentará muito as capacidades táticas da Força Aérea Indonésia. Esta aeronave desempenhará um papel fundamental em outras missões importantes, incluindo paraquedismo e transporte de cargas pesadas. Também estamos considerando a aquisição adicional do A400M para futuras missões que estamos trabalhando em conjunto com a Airbus, como combate a incêndios. O A400M se tornará um ativo nacional e a pedra angular para missões de Assistência Humanitária e Resposta a Desastres, além de suas capacidades táticas”, disse Prabowo Subianto, Ministro da Defesa da República da Indonésia. (Fonte: Airbus).
Nota RFA: Conforme noticiamos aqui, o Governo da Indonésia estava planejando a aquisição dos A400M para a TNI-AU, que carece de vetores para reabastecimento em voo, principalmente. Hoje essas missões estão sob a responsabilidade de um único – e antigo – Lockheed C-130B Hércules. A atual frota de transporte pesado da Indonésia está baseada em 23 C-130 Hércules (06 C-130B; 11 C-130H; 06 C-130H-30), além da encomenda recente do C-130J Super Hércules, cujo primeiro já está na linha de montagem da Lockheed Martin.
@FFO