Indonésia declina da compra dos 12 Mirage 2000-5 do Catar. A Tentara Nasional Indonesia — Angkatan Udara (TNI-AU) não irá ter por hora os Mirages 2000-5. O governo indonésio adiou um plano para comprar 12 caças Mirage 2000-5 usados do Catar, devido à falta de recursos, disse um porta-voz do Ministério da Defesa.
Originalmente, a frota de 12 caças do Catar foi adquirida pela empresa privada francesa ARES (Advanced REDAIR European Squadron) para fornecer treinamento privado dissimilar para os pilotos de caça da Marine Nationale (Marinha Francesa). No entanto, o negócio, anunciado em novembro de 2022, não foi finalizado por questões financeiras, tanto que, em 1º de janeiro de 2023, a empresa fechou.
Assim, os Mirages voltaram a estar disponíveis e, inclusive, foram oferecidos a Força Aérea Argentina em janeiro de 2023, sem efeito prático. Também se cogitou uma venda a Bulgária ou Ucrânia. Em junho de 2023, parecia que o destino das 12 células estava selado, sendo adquiridos pela Força Aérea da Indonésia ou TNI-AU.
A informação dizia que os 12 caças da Qatar Emiri Air Force (QEAF), sendo três biplaces Mirage 2000-5DDA (QA85/86/87) e nove monoplaces Mirage 2000-5EDA (QA90 a QA98), que serviam no 7th Air Superiority Sq sediado em Doha (OTBD), seriam comprados como uma aeronave tampão até a chegada dos seis primeiros dassault Rafale. A indonésia encomendou um total de 42 Rafales em 10 de fevereiro de 2023, com as primeiras entregas previstas para final de 2026.
Dahnil Anzar Simanjuntak, falando pelo Ministério da Defesa, fez os comentários em uma entrevista à emissora TV One no início desta semana, dizendo que o adiamento foi decidido pelos ministérios da defesa e das finanças, devido à falta de recursos no orçamento.
“O governo… atrasou a compra dos jatos Mirage porque nossa capacidade fiscal, por enquanto, não pode suportar tal compra”. O governo não conseguiu obter um empréstimo para este negócio no mercado financeiro. A aquisição de US$ 800 milhões foi suspensa e o dinheiro será usado para atualizar as frotas de Su-27/30 e F-16.
Embora o Mirage 2000-5 parecesse uma escolha inusitada, eles ainda carregam cerca de 70% da vida útil de sua fuselagem. Não se sabe o que acontecerá agora com os Mirages do Qatar. A indonésia também está com dificuldades de pagar a sua participação no caça sul-coreano KF-21, arriscando ser alijada do projeto.
@CAS