Indonésia confirma o acordo para 42 Dassault Rafale. Após refutar a compra dos Dassault Mirage 2000-5 do Catar, que seriam o caça tampão até a chegada dos Rafale, o Governo da Indonésia confinou no dia 8/1, o terceiro lote justamente de caças Rafale.
A informação foi confirmada pela Dassault Aviation, que disse que o contrato está válido a partir deste mês, elevando para 42 unidades a serem entregues a partir de 2026. A ratificação do contrato, segue as ativações anteriores em fevereiro de 2022 e agosto de 2023, marcando a conclusão do pedido de 42 aeronaves para a Tentara Nasional Indonesia — Angkatan Udara (TNI-AU) ou Força Aérea da Indonésia.
Prevê-se que o crescente orçamento de defesa da Indonésia atinja US$ 9,7 mil bilhões até 2028. O crescimento dos gastos com defesa do país é alimentado pelos esforços contínuos de modernização e pela necessidade de enfrentar desastres naturais e desafios de combate ao terrorismo. O setor de aeronaves militares de asa fixa é o principal beneficiário do financiamento, totalizando US$ 22,7 bilhões entre 2023 e 2028.
Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, enfatizou a singularidade do Rafale como uma ferramenta que não apenas fortalece as forças armadas da Indonésia, mas também abre caminho para colaborações industriais e acadêmicas.
“Ao escolher o Rafale, a Indonésia optou por uma ferramenta única de soberania e independência operacional que ajudará a consolidar o seu papel como uma grande potência regional. Esta escolha também consolida ambiciosas cooperações industriais e académicas. Estamos totalmente empenhados em tornar esta parceria um sucesso, com uma visão decididamente de longo prazo”, afirmou Eric Trappier.
@CAS