Indonésia comprometida com KF-21 apesar dos atrasos nos pagamentos. Apesar dos atrasos nos repasses de verbas, a Indonésia continua comprometida com a Coreia do Sul no desenvolvimento do programa conjunto do caça KF-21 Boramae. A afirmação é de uma fonte da indústria aeronáutica estatal da Indonésia.
Conforme noticiamos recentemente, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) informou que a Indonésia não havia informado o cronograma de pagamentos. Uma fonte da estatal PT Dirgantara Indonésia (PTDI) disse ao portal Janes Defence que “a Indonésia ainda está empenhada em continuar o desenvolvimento conjunto do programa KF-21”.
Em 2015, os governos da Coreia do Sul e a Indonésia assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento conjunto do caça KF-21 Boramae (então conhecido como KF-X). O programa foi dividido entre o governo sul-coreano (60%) e parceiros privados, incluindo a Korean Aerospace Industries (20%). A Indonésia ficou responsável pelos 20% restantes, cujo valor do investimento é de aproximadamente US$ 7 bilhões.
De acordo com os dados informados por Janes, apenas na fase de Desenvolvimento de Engenharia e Construção (EMD) a Indonésia deveria repassar US$ 1,2 bilhão, dos quais já cumpriu cerca de 21%.
“O Ministério da Defesa da Indonésia ainda não informou o cronograma para o plano de pagamentos 2024–2026. Entretanto, até 2024 a Indonésia tem um plano para repassar cerca de 32% dos valores de 2023”, acrescentou a fonte.
O Tenente-Coronel You Hyoung-keun, porta-voz da DAPA, disse à mídia sul-coreana em uma entrevista coletiva que a agência tem planeja uma reunião “de alto nível” com a Indonésia. “A Coreia do Sul continuará conversando com representantes do governo indonésio para resolver a questão do orçamento compartilhado e colocar o desenvolvimento conjunto do caça de volta nos trilhos”, disse uma fonte da DAPA.
Fonte: Janes Defence
@FFO