Indonésia assinou carta de intenções para a aquisição de caças Rafale. Em 7 de junho, a Força Aérea da Indonésia (TNI-AU – Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara) e a francesa Dassault Aviation, teriam assinado uma Carta de Intenções (LoI – Letter of Intent) para a aquisição de 36 caças Rafale.
Conforme noticiamos aqui, recentemente o Chefe do Serviço Federal Russo de Cooperação Técnica Militar (FSMTC), Dmitry Shugaev, afirmou que as negociações do contrato para o fornecimento de onze Sukhoi Su-35 para a Indonésia, ainda estaria em vigor. Esta notícia deve ter sido o motivo que levou a antecipação da assinatura da Carta de Intenções com a Dassault.
A assinatura da LoI é apenas um pequeno passo inicial de um longo caminho a ser percorrido, que envolvem desde obtenções de garantias internacionais, financiamentos, autorizações de países aliados para fornecimento de marmamentos, entre muitos outros detalhes. O estágio inicial é chamado de acordo “come into force”, e esta Carta de Intenções é o ponto de partida formal para conversas preliminares sobre a eventual assinatura de um contrato de pedido.
Os caças Rafale foram “apresentados” à Indonésia de forma inesperada em maio de 2019. Na ocasião, sete aeronaves da Rafaele da Armée de l’Air et de l’Espace, que operavam embarcados no porta-aviões Charles de Gaulle, em missão no Oceano Índico, fizeram um pouso não programado à Base Aérea de Sultan Iskandar Muda. Durante uma missão de rotina, a esquadrilha enfrentou mau tempo, e não consegui retornar para o navio, sendo obrigados a alternar um pouso seguro no aeroporto militar na Indonésia.
@FFO