Indonésia assina MoU visando a compra de 24 F-15IDN. O Departamento de Estado dos EUA já havia aprovado uma possível venda de até 36 Boeing F-15EX para a Indonésia em 2022. No dia 21 de agosto, a Indonésia confirmou que sua aquisição será de 24 unidades, uma redução de 1/3, que visa adequar o novo vetor ao orçamento de defesa de país.
A formalização da intenção de compra veio com a assinatura de um MoU ou Memorandum of Understanding (Memorando de Entendimentos) entre o governo indonésio e a Boeing, para a aquisição de 24 F-15EX. O MoU, assinado nas instalações da Boeing em St Louis em 21 de agosto, constitui um “compromisso para finalizar a venda dos F-15EX”, disse a Boeing.
O MOU foi assinado durante uma visita do Ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, aos Estados Unidos. Em comunicado, Prabowo disse que as capacidades avançadas do caça são importantes para a proteção da soberania nacional indonésia.
“O F-15EX possui controles de voo fly-by-wire digitais, um novo sistema de guerra eletrônica, um cockpit digital e os mais recentes sistemas de missão e recursos de software”, disse a Boeing.
A versão indonésia, designada como F-15IDN, será entregue a Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (TNI-AU), ou Força Aérea da Indonésia. O US DoD havia aprovado a venda de 36 F-15EX em 10 de fevereiro de 2022 via Vendas Militares Estrangeiras (FMS) após aprovação da DSCA, a um custo estimado de US$ 13,9 bilhões.
Além do F-15EX a TNI-AU também adquiriu caças Dassault Rafale, em um pedido fechado neste ano com o fabricante, que igualmente abrange 24 unidades e cuja meta é ter 48 caças franceses.
A Boeing disse que a venda está sujeita à aprovação final do Congresso Americano e segundo fontes da Boeing, deve ter sua sinalização positiva ou negativa ainda em 2023, para o contrato ser assinado em 2024.
É provável que o custo seja menor, face, haver uma redução de 1/3 no pedido. Em novembro de 2022, Prabowo confirmou que os planos para adquirir a aeronave estavam em “estágio avançado” e aguardava a “aprovação final do governo”, conforme o Ministério da Defesa da Indonésia (MoD).
@CAS