An F-15EX Eagle II from the 40th Flight Test Squadron, 96th Test Wing out of Eglin Air Force Base, Florida, flies in formation during an aerial refueling operation above the skies of Northern California, May 14. The Eagle II participated in the Northern Edge 21 exercise in Alaska earlier in May. (Air Force photo by Ethan Wagner)
Indonésia assina MoU visando a compra de 24 F-15IDN. O Departamento de Estado dos EUA já havia aprovado uma possível venda de até 36 Boeing F-15EX para a Indonésia em 2022. No dia 21 de agosto, a Indonésia confirmou que sua aquisição será de 24 unidades, uma redução de 1/3, que visa adequar o novo vetor ao orçamento de defesa de país.
A formalização da intenção de compra veio com a assinatura de um MoU ou Memorandum of Understanding (Memorando de Entendimentos) entre o governo indonésio e a Boeing, para a aquisição de 24 F-15EX. O MoU, assinado nas instalações da Boeing em St Louis em 21 de agosto, constitui um “compromisso para finalizar a venda dos F-15EX”, disse a Boeing.
O MOU foi assinado durante uma visita do Ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto, aos Estados Unidos. Em comunicado, Prabowo disse que as capacidades avançadas do caça são importantes para a proteção da soberania nacional indonésia.
“O F-15EX possui controles de voo fly-by-wire digitais, um novo sistema de guerra eletrônica, um cockpit digital e os mais recentes sistemas de missão e recursos de software”, disse a Boeing.
A versão indonésia, designada como F-15IDN, será entregue a Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara (TNI-AU), ou Força Aérea da Indonésia. O US DoD havia aprovado a venda de 36 F-15EX em 10 de fevereiro de 2022 via Vendas Militares Estrangeiras (FMS) após aprovação da DSCA, a um custo estimado de US$ 13,9 bilhões.
Além do F-15EX a TNI-AU também adquiriu caças Dassault Rafale, em um pedido fechado neste ano com o fabricante, que igualmente abrange 24 unidades e cuja meta é ter 48 caças franceses.
A Boeing disse que a venda está sujeita à aprovação final do Congresso Americano e segundo fontes da Boeing, deve ter sua sinalização positiva ou negativa ainda em 2023, para o contrato ser assinado em 2024.
É provável que o custo seja menor, face, haver uma redução de 1/3 no pedido. Em novembro de 2022, Prabowo confirmou que os planos para adquirir a aeronave estavam em “estágio avançado” e aguardava a “aprovação final do governo”, conforme o Ministério da Defesa da Indonésia (MoD).
@CAS