

Indonésia assina a Carta de Intenções para comprar os jatos Leonardo M-346F. O Ministério da Defesa da Indonésia e a Leonardo assinaram hoje (04/02), durante o Singapore Airshow 2026, uma Carta de Intenções (LOI) envolvendo a aquisição de aeronaves M-346F Block 20 para a Força Aérea da Indonésia, ou Tentara Nasional Indonesia, Angkatan Udara (TNI-AU).
Não foi divulgada a quantidade de aeronaves envolvidas no negócio, que também inclui suporte técnico especializado, manutenção, treinamento e equipamentos associados. A próxima fase do negócio será a assinatura formal do contrato de compra.
O M-346F Master é a variante de ataque leve e treinamento avançado do caça produzido pela italiana Leonardo. Em nota, a empresa informou que os novos jatos fazem parte do programa de modernização da frota da TNI-AU, que visa substituir envelhecidas plataformas como os obsoletos Hawks, entre outras.

O Leonardo M-346F Block 20 tem um cockpit equipado com um Display de Grande Dimensão, ou Large Area Display (LAD), radar ativo de varredura eletrônica (AESA), enlace de dados Link 16, contramedidas eletrônicas e novos sistemas de armas.
Simultaneamente a Leonardo oferece uma avançada plataforma integrada de treinamento de voo, incluindo um Sistema de Treinamento em Solo (GBTS), cenários simulados combinados com voos reais (LVC) e capacidades adicionais para missões de combate leve ar-ar e ar-solo, equipamentos e sensores avançados, incluindo também capacidade de reabastecimento em voo.
Com mais de 150.000 horas de voo e quase 160 aeronaves vendidas em todo o mundo, o M-346 é o elemento central de um sistema de treinamento de voo avançado, de última geração. Vinte países já treinam seus pilotos no M-346, incluindo aqueles que utilizam a Escola Internacional de Treinamento de Voo da Itália (IFTS).
Fonte: Leonardo
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO