Indian Navy recebe o INS Vikrant (R11). O governo indiano informou no dia 29 de julho de 2022, que a Marinha indiana recebeu do seu armador, a Cochin Shipyard Limited (CSL), o porta-aviões indiano INS Vikrant (R11). O navio concluiu recentemente seus testes de mar.
Projetado pela Diretoria de Design Naval da Marinha Indiana (DND) e construído pela CSL, um estaleiro estatal sob o controle do Ministério da Navegação, o porta-aviões recebeu o mesmo nome de seu predecessor, o primeiro porta-aviões da Marinha da Índia. A entrega coincide com as comemorações do 75º aniversário da independência da Índia.
O INS Vikrant (R11) foi encomendado em 2004 e lançado em agosto de 2013. Foi construído entre dezembro de 2014 e outubro de 2019, quando começou seus testes. Ele desloca 45 mil toneladas e pode levar até 40 aeronaves. Seu custo está estimado em mais de US$ 3,1 biliões (Rs 20 bilhões). Com 262 metros de comprimento, ele é muito maior e mais avançado que seu antecessor. O navio é impulsionado por quatro turbinas a gás que somam 88 MW de potência com velocidade máxima de 28 nós.
O Grupo Aérea Embarcado será de 40 aeronaves, o que incluirá até 24 – 30 caças e 10 helicópteros. O principais vetores serão o MiG-29K e os helicópteros Kamov Ka-31 ou MH-60R SeaHawk. Também poderá empregar aeronaves HAL Tejas.
Utilizando um novo modo de operação de aeronaves conhecido como STOBAR (Short Take-Off but Arrested Landing), o R11 é equipado com um salto de esqui para lançamento de aeronaves e um conjunto de “cabos de detenção” para recuperação a bordo.
Uma das principais consequências da construção do R11 foi o desenvolvimento e produção local de aço para navios de guerra por meio de uma parceria entre a Marinha Indiana, a DRDO e a Steel Authority of India (SAIL), que permitiu que o país se tornasse autossuficiente em aço para navios de guerra. Atualmente, todos os navios de guerra construídos no país são feitos de aço indígena.
A entrega bem-sucedida do porta-aviões indígena, um marco importante e um evento histórico. Em breve entrará em serviço na Marinha da Índia como o Indian Navy Ship (INS) Vikrant (R11), reforçando a posição da Índia na Região do Oceano Índico (IOR).
@CAS