Indian Navy incorpora o Porta-Aviões INS Vikrant(R11). O primeiro-ministro indiano Narendra Modi entregou oficialmente a Indian Navy o primeiro porta-aviões fabricado localmente, o INS Vikrant, na manhã de sexta-feira – 2/09 em uma cerimônia no porto da empresa Cochin Shipyard Limited em Kochi.
Projetado pelo Warship Design Bureau (WDB) da Marinha Indiana e construído pela Cochin Shipyard Limited, um estaleiro estatal sobordinado ao Ministério de Portos, Navegação e Hidrovias, o Vikrant foi construído com recursos de automação de última geração e é o maior navio já construído na história marítima da Índia. Este porta-aviões indígena recebeu o nome de seu ilustre antecessor, o primeiro porta-aviões da Índia, que desempenhou um papel vital na guerra de 1971.
O INS Vikrant (R11) foi encomendado em 2004 e lançado em agosto de 2013. Foi construído entre dezembro de 2014 e outubro de 2019, quando começou seus testes. Ele desloca 45 mil toneladas e pode levar até 40 aeronaves. Seu custo está estimado em mais de US$ 3,1 bilhões. Com 262 metros de comprimento, ele é muito maior e mais avançado que seu antecessor. O navio é impulsionado por quatro turbinas a gás que somam 88 MW de potência com velocidade máxima de 28 nós.
O Vikrant foi construído com um alto grau de automação para operação de máquinas, navegação de navios e capacidade de sobrevivência, sendo projetado para acomodar uma variedade de aeronaves de asa fixa e rotativa. O navio conseguirá operar uma ala aérea composta por 40 aeronaves, incluindo caças MIG-29K e Kamov-31, helicópteros multiúso MH-60R, além de helicópteros leves avançados (ALH) e aeronaves leves de combate (LCA) HAL Tejas. Utilizando um novo modo de operação de aeronaves conhecido como STOBAR (Short Take-Off but Arrested Landing), o R11 é equipado com um salto de esqui para lançamento de aeronaves e um conjunto de “cabos de detenção” para recuperação a bordo.
Falando das especificações do INS Vikrant, o Vice-Almirante Hampiholi disse: “O Vikrant carrega uma mistura de cerca de 40 aeronaves. Você poderá pilotar o jato de combate MiG 29K em funções antiaéreas, anti-superfície e de ataque ao solo. Ele poderá operar o Kamov 31, o qual é um helicóptero de alerta antecipado no ar; o recém-lançado, mas ainda não comissionado, MH-60R, um helicóptero multifunção, bem como nosso próprio ALH. Desloca cerca d’e 45.000 toneladas, sendo sem dúvida o maior navio de guerra do inventário naval indiano.
Com o Vikrant, a Índia se juntou a um seleto grupo de nações que podem projetar e construir um porta-aviões. O INS Vikrant é composto por 14 conveses com 2.300 compartimentos que podem transportar cerca de 1.500 marinheiros e, para suprir as necessidades alimentares, cerca de 10.000 pratos de chapatis ou rotis são confeccionados na cozinha do navio.
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