Índia: voou o primeiro Tejas LCA biplace. A Hindustan Aeronautics (HAL), fabricante estatal indiana, anunciou que em 05 de abril ocorreu o voo inaugural do LCA Trainer (LCA-T Mk1), versão de dois assentos (biplace) do caça supersônico Tejas. A aeronave, matrícula LT-5201, voou por 35 minutos a partir do Aeroporto de Bangalore, no sul do país.
Esta é a primeira de oito aeronaves de treinamento encomendadas pela Força Aérea Indiana (IAF). Elas compõem o primeiro lote de produção, que contém 40 jatos, sendo 32 LCA monoplaces (um assento) e oito LCA-T biplaces.
Atualmente a IAF opera o Tejas no Esquadrão 45 “Flying Daggers” sediado na Base Aérea de Sulur e no Esquadrão 18 “Flying Bullets” de Srinagar AFB. Provavelmente os oito LCA-T Mk1 (biplaces) serão distribuídos igualmente entre esses dois Esquadrões. O LCA-T assumirá o papel de instrução avançada da IAF, hoje desempenhado pelos britânicos BAe Hawk.
Em 13 de janeiro de 2021, o Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS), chefiado pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi, anunciou a assinatura de um contrato para a aquisição de 83 aeronaves de combate HAL Mk-1A Tejas (LCA) para a Força Aérea Indiana. O contrato no valor de US$ 6,24 bilhões, envolve 73 caças monoplace e 10 treinadores biplaces, que deverão compor quatro Esquadrões.
O Light Combat Aircraft (LCA) Mk-1A versão de combate de 4+ projetada, desenvolvida e fabricada localmente pela HAL. A aeronave desenvolvida para atender os requisitos operacionais da IAF, está equipada com modernos sistemas como radar Active Eletronicically Scanned Array (AESA), capacidade para mísseis Beyond Visual Range (BVR), suite de Electronic Warfare (EW) e sistema para reabastecimento em voo.
Assim como a versão monoplace, o supersônico LCA-T é impulsionado por um motor GE F404 equipado com o sistema Full Authority Digital Engine Control (FADEC), que lhe confere velocidade máxima de Mach 1.8 (aproximadamente 2.200 km/h).
Seguindo ao voo inaugural do Tejas Trainer, o secretário de Defesa Giridhar Aramane inaugurou ontem (07 /04) a terceira linha de produção do LCA Tejas, nas instalações da HAL em Nashik. Com isso, a HAL pretende aumentar a capacidade de produção de 16 para 24 aeronaves por ano.
@FFO