Índia vai equipar seus MiG-29 com armas de longo alcance. A Marinha Indiana (IN) irá equipar sua frota de jatos multifuncionais MiG-29K Fulcrum com armamentos de longo alcance do tipo Stand-off Weapon (SoW). Recentemente o Ministério da Defesa emitiu um Pedido de Informação (RFI) para aquisição de pilones (bomb racks) para transporte de armas de longo alcance.
“Há uma necessidade urgente de integrar um armamento SoW ar-solo para explorar as capacidades e potenciais operacionais das aeronaves MiG-29”, disse o Ministério da Defesa na RFI, a qual salienta que pretende completar a integração deste sistema de armas no prazo de 12 meses após a assinatura do contrato.
“A integração do SoW exigiria essencialmente o desenvolvimento de um bomb rack adequado, com sua a interface eletromecânica integrada à aeronave, além da certificação necessária do Centro de Certificação e Aeronavegabilidade Militar”, acrescentou o Ministério da Defesa.
Os MiG-29K da IN atualmente são armados com mísseis supersônicos ar-superfície Rampage, produzidos pela Israel Air Industries (IAI). Esses mísseis israelenses tem um alcance de aproximadamente 150 km e são utilizados para neutralizar alvos de alto valor. Os novos SoW irão complementar a capacidade de ataque dos jatos navais.
@FFO