Índia substituirá componentes britânicos do LCA Tejas para a Argentina. Em recente visita à Buenos Aires, o Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, expressou o interesse do seu governo em fortalecer os laços de cooperação na área da defesa com a Argentina. Com isso, os caças supersônicos indianos HAL LCA Tejas passam a ser vistos com maior atenção pela Força Aérea Argentina (FAA).
Para o Light Combat Aircraft (LCA) Tejas entrar com chances na concorrência Argentina, a fabricante Hindustan Aeronautics Limited (HAL), está disposta a trabalhar na substituição de todos os componentes de origem britânica que equipam os caças, por similares indianos.
Desde o conflito pelas Ilhas Malvinas/Falklands, no início da década de 1980, a Argentina sofre um embargo militar imposto pelo Reino Unido, que bloqueia vendas ao país sul-americano de armamentos que contenham peças, sistemas ou componentes fabricado pelos britânicos. Diante dessa situação, o governo argentino tem encontrado dificuldades para reequipar a Força Aérea com novos caças.
Em entrevista para a mídia, o especialista militar indiano, Girish Linganna, disse que o LCA Tejas é equipado com um radar da britânica Cobham Limited, que provavelmente será substituído por similares fabricados pela indiana Uttam. “A fabricante indiana de MRF Tires já estaria substituindo a empresa escocesa Dunlop, no fornecimento de pneus para o LCA Tejas. Naturalmente a HAL parece estar se voltando para a indústria indiana, incluindo várias empresas do setor público como a Bharat Electronics Ltd. e a Bharat Heavy Electricals Ltd. Essas alterações no projeto original do Tejas, poderão garantir a concorrência pelo contrato argentino”, afirmou Linganna.
Entre os principais componentes britânicos que equipam o LCA Tejas, estão os renomados assentos ejetável da Martin-Baker. A empresa é pioneira no desenvolvimento do assento ejetável “zero-zero” (0/0), que garante a ejeção dos pilotos em velocidade e altitude zero. Os assentos ejetáveis da MB são o padrão da indústria de defesa ocidental, e encontrar uma alternativa à eles é uma tarefa árdua, especialmente se o fornecedor quiser fazer negócios com a Argentina.
Atualmente a HAL está em conversas com a fabricante de assentos ejetáveis russa NPP Zvezda. O assento russo K-36, do tipo 0/0, é um forte concorrente da Martin Baker, e atualmente equipa uma série de caças russos, como o MiG-29, Su-27, Su-30 e Su-57.
A HAL está atualmente desenvolvendo o LCA Tejas Mk-1A, uma versão de combate de 4+ projetada para atender os requisitos operacionais da Força Aérea Indiana. O Mk.1 está equipado com modernos sistemas como radar Active Eletronicically Scanned Array (AESA), capacidade para mísseis Beyond Visual Range (BVR), suite de Electronic Warfare (EW) e sistema para reabastecimento em voo. O valor unitário do Tejas gira em torno de US$ 33 milhões.
A Argentina estaria interessada em um lote de doze caças supersônicos para suprir suas capacidades de defesa e superioridade aérea, perdidas desde 2015, com a aposentadoria dos seus antigos Dassault Mirage III e IAI Finger.
@FFO