Em 18 de novembro, a Marinha Indiana (IN – Indian Navy) recebeu da Boeing mais uma aeronave P-8 Poseidon, de patrulha marítima e guerra anti-submarino (MPA/ASW – Maritime Patrol Aircraft / Anti-Submarine Warfare). Este é o nono P-8I entregue para a Índia, e o primeiro de um contrato de quatro aeronaves adicionais, que o Ministério da Defesa da Índia assinou em 2016.
A mais nova aeronave P-8I MPA indiana, matrícula IN-328/DAB, pousou no aeródromo da Estação Naval Hansa (VAGO), em Goa-Dabolim, Índia, em 18 de novembro, depois de um longo voo ferry de quatro dias, iniciado no Aeroporto de Boeing Field, EUA (KBFI), com escalas e pernoites no Havaí, EUA (PHNL), Guam, EUA (PGUM) e Bandar Seri Begawan, Brunei (WBSB). Este é o primeiro P-8I da frota de uma unidade de patrulha marítima baseada na Estação Naval Goa-Dabolim, código de cauda “DAB”.
O Governo Indiano foi o primeiro, e é o maior cliente estrangeiro do P-8 Poseidon, que ultrapassou 25.000 horas de voo desde que foi introduzida em 2013. Além da missão principal de patrulha e reconhecimento marítimo de longo alcance e operações ASW (Anti-Ship Warfare), os P-8 indianos realizam missões humanitárias em apoio a desastres naturais.
“Nosso foco é sempre entregar a melhor aeronave de patrulha marítima do mundo para a Marinha da Índia. O P-8I, com suas excepcionais capacidades de vigilância marítima e reconhecimento, versatilidade e prontidão operacional, provou ser um ativo importante para a Marinha Indiana. Continuamos comprometidos em apoiar a modernização e a prontidão da missão das forças de defesa da Índia”, disse Surendra Ahuja, Diretor-Gerente da Boeing Defense India.
A Boeing tem apoiado a frota de P-8I da Índia, fornecendo todo o suporte logístico, com treinamento de tripulações, sobressalentes, equipamentos de apoio em solo e suporte de serviço em campo, o que permitiu que as aeronaves indianas mantenham o mais alto nível de operacionalidade com o menor custo possível.
Como parte de um contrato assinado no ano passado, a Boeing está concluindo a construção do Centro de Suporte de Treinamento e Manuseio de Dados, na Estação Naval de Rajali, Arakkonam, Tamil Nadu, além de um centro secundário no Instituto Naval de Tecnologia Aeronáutica, Kochi. O treinamento realizado in-loco, otimizará a proficiência das tripulações navais indianas, reduzindo os custos e o período das aeronaves envolvida em treinamentos, aumentando a disponibilidade operacional da frota.
Em 2009 o Governo Indiano assinou um contrato de US$2 bilhões com a Boeing, para aquisição de 12 Poseidon, sendo oito pedidos firmes e quatro opções adicionais. A versão P-8I, foi desenvolvida especificamente para atender as necessidades da Marinha Indiana, em substituição aos turboélices Tupolev Tu-142M.
O P-8 Poseidon é um derivado militar do Boeing 737-800 Next-Generation, originalmente desenvolvido para a U.S. Navy para substituir a frota de aeronaves de patrulha marítima P-3 Orion. Além da Índia e dos EUA, a aeronave é operada pela Real Força Aérea Australiana (RAAF), Royal Air Force do Reino Unido (RAF), Força Aérea Real Norueguesa (RNoAF), Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF) e Marinha da República da Coréia (ROKN).
@FFO