Índia poderá produzir mais Airbus C295. O aumento da cooperação Espanha-Índia poderá elevar o número de aviões de transporte tático Airbus C295MW na Indian Air Force (IAF), fabricados localmente. A Airbus e a Espanha estão prontas para aprovar um novo lote, caso Nova Dehli assim desejar.
O contrato original de 24 de setembro de 2021 prevê que os 16 primeiros C295 serão montados na unidade espanhola da Airbus em Sevilha. A primeira aeronave foi entregue em setembro deste ano, matriculada CA7101 (c/n 209), equipada com uma suíte de Guerra Eletrônica (EW — Electronic Warfare) produzida na Índia. A segunda aeronave é prevista para ser entregue em maio de 2024. A partir disso, as próximas 14 unidades serão produzidas em Sevilha, a uma taxa de um avião por mês, até agosto de 2025. Após, as demais 40 unidades restantes serão construídas em solo indiano, especificamente nas instalações de fabricação da Tata Advanced Systems (TASL).
Há um aumento na cooperação em defesa entre a Índia e a Espanha, conforme indicado por José Maria Ridao Dominguez, embaixador espanhol na Índia. Ele afirmou que a Espanha está pronta e disposta a fornecer aviões de transporte militar Airbus C295 adicionais. Dominguez deixou claro que não existem divergências políticas entre a Espanha e a Índia.
Ele indicou que caso a Índia expresse o desejo, seu país está preparado para fornecer aeronaves. Esta medida posicionaria firmemente a Índia como um aliado significativo na região Indo-Pacífico.
Especialistas locais propuseram que se a Índia aumentasse a aquisição do Airbus C295, é altamente possível que este número pudesse ser fabricado internamente — ou pelo menos a maioria dele, em solo indiano. Outra possibilidade é a Índia fabricar C295 para clientes locais, com a anuência da Airbus.
@CAS