Índia planeja comprar novos C-130J e KC-390 corre por fora. O Ministério da Defesa da Índia planeja comprar um novo lote de aeronaves de transporte militar de médio porte, com objetivo de ampliar ainda mais a sua capacidade logística. A informação foi divulgada na semana passada pela mídia local.
Atualmente a frota de C-130J-30 Super Hércules da Força Aérea Indiana (IAF) está composta por doze aeronaves, operadas pelos Esquadrões 77 e 87. Originalmente foram comprados 13 unidades, sendo um deles (KC3803) perdido em acidente em 2014.
De acordo com as informações da mídia local, o governo deverá aprovar nos próximos meses a compra de mais seis exemplares do quadrimotor fabricado pela Lockheed Martin, mas esta intenção poderá sofrer restrições impostas pelos Estados Unidos. O motivo seria a aquisição pela Índia de sistemas de defesa antiaéreo russos S-400, e as sanções impostas por diversos países em meio a guerra da Ucrânia.
A possibilidade das restrições norte-americanas mobilizou o interesse dos concorrentes pelo mercado indiano, como no caso da Embraer, que reforçou a promoção do seu KC-390 Millennium.
Nos últimos anos, a Índia tem investido na modernização da sua aviação de transporte militar. Além de treze Lockheed Martin C-130J-30 Super Hércules, foram comprados 56 Airbus C-295W leves e onze Boeing C-17 Globemaster III.
Recentemente a Lockheed Martin, comemorou a marca de 500 C-130J Super Hércules entregues. De acordo com a fabricante norte-americana, o mercado asiático está aquecido para a versão mais moderna do lendário Hércules, com interesse das Filipinas, Indonésia e Vietnã.
Fonte: ZBiAM
@FFO