

Índia planeja ativar três novos Esquadrões com Tejas Mk1A até o final de 2026. A Força Aérea Indiana (IAF) está planejando ativar, até o final de 2026, três novos esquadrões equipados com caças de combate leve Tejas (LCA) Mk1A. Este plano só é possível após a normalização na cadeia de suprimentos dos motores GE F404 fabricados nos EUA e que equipam os jatos de combate indianos.
O primeiro é o Esquadrão 3 “Cobras“, baseado em Bikaner, no Rajastão, que está em meio ao processo de transição do antigo MiG-21 Bison para o Tejas Mk1A. Um segundo esquadrão está planejado para o Rajastão, provavelmente próximo à fronteira oeste. O terceiro deverá o Esquadrão 51 “Sword Arms“, sediado em Srinagar, na Caxemira. O Esquadrão 18 “Flying Bullets” de Naliya, em Gujarat, atualmente opera com a versão Tejas LCA Mk1 e LCA-T Mk1, também poderá receber os Mk1A.
A IAF planeja adquirir um total de 180 jatos de combate multifuncionais Tejas Mk1A. O contrato inicial, assinado em fevereiro de 2021, envolve 83 aeronaves (73 monopostos e 10 bipostos para treinamento). Um pedido subsequente de 97 aeronaves foi aprovado e está em processo de aquisição.
A fabricante Hindustan Aeronautics Limited (HAL) está expandindo a capacidade de produção do Tejas das atuais 16 aeronaves por ano para 24 unidades/ano até 2026-27, com uma meta de 30 jatos/ano até 2030. Esse aumento visa cumprir os cronogramas dos pedidos firmados pela IAF.
Um Esquadrão de caça padrão da IAF é composto por 16 a 18 aeronaves, além de reservas para treinamento e desgaste. Juntos, os dois contratos Mk1A fornecerão à IAF cerca de dez esquadrões completos.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO