• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Índia perto de assinar a compra dos Rafale M para a Marinha

27 de janeiro de 2023
Índia perto de assinar a compra dos Rafale M para a Marinha (Foto: MN).
Índia perto de assinar a compra dos Rafale M para a Marinha (Foto: MN).

Índia perto de assinar a compra dos Rafale M para a Marinha. O governo indiano está prestes a fechar um contrato com a francesa Dassault Aviation envolvendo a compra de um lote de 26 caças navais Rafale M para equipar o novo porta-aviões da Marinha Indiana (IN), o INS Vikrant (R11). O acordo deverá ser assinado no próximo mês de março, quando o presidente francês Emmanuel Macron visitará a Índia.

A escolha pelo Rafale M ainda não oficializada, mas foi divulgada pela mídia indiana no mês passado, citando fontes militares anônimas. Este acordo pe considerado um marco nas relações comerciais e militares entre os Nova Delhi e Paris.

O jato francês venceu uma disputa com o norte-americano Boeing F/A-18 Super Hornet, na disputa pelo programa Multi-Role Carrier-Borne Fighter (MRCBF), após um período de avaliações operacionais na Base Aérea Naval de Hansa, em Goa (detalhes aqui).

Um relatório avaliativo da Marinha Indiana salientou a capacidade operacional do Rafale M, em comparação ao concorrente da Boeing. Um fator que, sem dúvidas, pesou a favor do caça naval francês, é o alto grau de comunalidade com a variante convencional em operação na Força Aérea Indiana. Isso trará enormes vantagens na gestão logística de peças de reposição e suporte de manutenção.

Incorporado à frota em setembro de 2022, o INS Vikrant (R11) estará pronto para o combate em meados deste ano, quando serão realizados os testes dos sistemas de defesa e de operações aéreas.

Atualmente a Marinha Indiana opera dois esquadrões com cerca de 40 caças navais MiG-29K/UBK embarcados no seu único porta-aviões INS Vikramaditya (R33). Esses caças de origem russo-soviética serão desativados, principalmente pelos problemas de manutenção e disponibilidade de peças de reposição, agravados pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login