

Índia inaugura Base Aérea no Himalaia próximo da fronteira com a China. A Índia recentemente inaugurou em Ladakh, no extremo norte-noroeste do país, a sua mais nova Base Aérea militar, localizada em uma região de altas montanhas do Himalaia e a apenas 35 km da fronteira com a China.
Um C-130J Super Hércules da Força Aérea Indiana (IAF) foi a primeira aeronave a pousar na pista de 3 km de extensão da Base Aérea de Mudh-Nyoma, situada a uma altitude de 13.000 pés (cerca de 4.100 metros). O novo aeródromo é o mais alto da Índia.

A pedra fundamental de construção da Base Aérea de Mudh-Nyoma foi lançada em setembro do ano passado e atualmente 95% da sua infraestrutura está finalizada. A expectativa é que até o próximo ano as obras serão concluídas.
“Este novo aeródromo em Ladakh será capaz de receber operações de caças e representará um novo desafio para ambos os nossos adversários”, escreveu o Marechal do Ar Reformado Sanjeev Kapoor nas suas redes sociais, se referindo à China e o Paquistão.
A Índia e a China compartilham uma fronteira mal demarcada que se estende por 3.800 km e tem sido disputada desde a década de 1950. Recentemente, em 2024, a assinatura de um pacto aliviou à tensão militar entre ambos países, abrindo caminho para a retomada dos voos comerciais entre as duas nações.
Fonte: Reuters
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO