A Força Aérea Indiana (IAF) deverá receber o terceiro lote com três caças franceses Dassault Rafale no começo de 2021.
Ainda sem data divulgada, os novos Rafale deverão ser entregues em janeiro, em voo de translado, sem escalas, desde Bordeaux, na França, para a Base de Jamnagar, Gujrat, contando com o apoio de aeronaves reabastecedoras da Armée del’Air de l’Air et de l’Espace e da IAF.
A IAF recebeu o primeiro lote, com cinco aeronaves Rafale DH/EH, em 29 de junho deste ano, sendo incorporados oficialmente em 10 de setembro (veja notícia aqui). O segundo lote, com três Rafale, chegou em Jamnagar no dia 04 de novembro (nota aqui).
A chegada deste lote, ampliará a frota para 11 Rafales, aumentando a capacidade da IAF de desdobrar esquadrilhas dos modernos caças para a região de Ladakh, em meio às atuais tensões fronteiriças com a China.
Em 2016, a Índia assinou um acordo intergovernamental com a França para a compra de 36 jatos de combate Rafale, para compor dois esquadrões de caça de primeira linha, sendo 28 Rafale EH (monoplace) e oito na versão Rafale DH (biplace). O segundo esquadrão Rafale ficará baseado em Hasimara, Bengala Ocidental, reforçando a defesa aérea no setor oriental.
A expectativa da IAF é receber entre três à quatro novos Rafale a cada dois meses, com todas as 36 aeronaves entregues pela Dassault até o final de 2021, entretanto essas projeções atualmente dependem da evolução das restrições sanitárias por conta do Covid-19.
@FFO