Índia encomendou doze novos Su-30MKI. O Ministério da Defesa da Índia (MoD) concedeu um contrato de aproximadamente US$1,5 bilhão à Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para produzir 12 novos caças Sukhoi Su-30MKI para a Força Aérea Indiana (IAF). Assinado em 12 de dezembro, o acordo chega mais de um ano após o Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) ter aprovado a compra das aeronaves.
Os novos Su-30MKI serão produzidas nas instalações da HAL em Nashik e terão cerca de 62% de componentes produzidos pela indústria local. O pedido é parte de um esforço do Comando da Força Aérea Indiana para repor as perdas operacionais e o desgaste da atual frota de caças deste modelo.
Originalmente a IAF encomendou 272 caças Su-30MKI-3, sendo as primeiras cinquenta aeronaves construídas na Rússia e as 222 restantes fabricadas na Índia pela Hindustan Aeronautics Limited.
De acordo com Janes Defense, a Força Aérea Indiana perdeu dez caças Su-30MKI (código OTAN “Flanker-H”) em acidentes ocorridos desde 2012. O mais recente ocorreu em 04 de junho deste ano, quando um Flanker caiu durante um voo de testes após passar por uma revisão realizada pela HAL em Nashik.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO