Índia encomendou doze novos Su-30MKI. O Ministério da Defesa da Índia (MoD) concedeu um contrato de aproximadamente US$1,5 bilhão à Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para produzir 12 novos caças Sukhoi Su-30MKI para a Força Aérea Indiana (IAF). Assinado em 12 de dezembro, o acordo chega mais de um ano após o Conselho de Aquisição de Defesa (DAC) ter aprovado a compra das aeronaves.
Os novos Su-30MKI serão produzidas nas instalações da HAL em Nashik e terão cerca de 62% de componentes produzidos pela indústria local. O pedido é parte de um esforço do Comando da Força Aérea Indiana para repor as perdas operacionais e o desgaste da atual frota de caças deste modelo.
Originalmente a IAF encomendou 272 caças Su-30MKI-3, sendo as primeiras cinquenta aeronaves construídas na Rússia e as 222 restantes fabricadas na Índia pela Hindustan Aeronautics Limited.
De acordo com Janes Defense, a Força Aérea Indiana perdeu dez caças Su-30MKI (código OTAN “Flanker-H”) em acidentes ocorridos desde 2012. O mais recente ocorreu em 04 de junho deste ano, quando um Flanker caiu durante um voo de testes após passar por uma revisão realizada pela HAL em Nashik.
@FFO