Índia encomenda mais 97 caças LCA Tejas Mk1A. O Ministério da Defesa da Índia (MoD) lançou uma licitação direcionada para a Hindustan Aeronautics Limited (HAL), envolvendo o pedido de um lote adicional de 97 aeronaves de combate leves (LCA) Tejas Mk1A. O documento foi emitido no mês de março, mas tornado público recentemente por Janes Defense .
De acordo com uma fonte ouvida por Janes em 12 de abril, a aquisição em potencial tem um valor inicial proposto de US$ 7,7 bilhões. Este pedido adicional se soma aos 83 LCA Tejas Mk 1A (73 monoplaces e 10 biplaces) encomendados em 2021 pela Força Aérea Indiana (IAF). A fonte acrescentou que o edital foi emitido em março de 2024.
Semelhante a um Pedido de Orçamento (RFQ), o documento passará pela avaliação da HAL que tem um prazo de até três meses para responder, disse Janes. “O valor da aquisição proposta também poderá sofrer alterações”, afirmou a fonte ouvida pelo portal.
O Light Combat Aircraft (LCA) Mk-1A é um supersônico de combate de 4+ projetado, desenvolvido e fabricado pela empresa indiana HAL. A aeronave foi criada para atender os requisitos operacionais da IAF, e está equipada com modernos sistemas como radar Active Eletronicically Scanned Array (AESA), capacidade para mísseis Beyond Visual Range (BVR), suite de Electronic Warfare (EW) e sistema para reabastecimento em voo.
@FFO